FIFA: Quase ninguém joga com as mulheres

É inegável, que apesar de todas as críticas que a EA leva em cima, ano após ano, muitas delas merecidas, o estúdio tem feito um esforço sério para tornar o desporto mais diverso e inclusivo, especialmente no campo da igualdade de sexos. Afinal de contas, basta olhar para os últimos, para perceber que a EA tem tido um foco gigantesco na integração de mulheres naquele que é para muitos, o melhor simulador do jogo rei, nas prateleiras. Um esforço que veio para ficar, visto que existem planos para continuar esta tendência, mesmo quando FIFA deixar de ser FIFA e passar a ser conhecido como EA Sports FC.

No entanto, enquanto tudo isto é de louvar, a realidade é o que provavelmente estaria à espera… Quase ninguém joga com as mulheres!

FIFA: Quase ninguém joga com as mulheres

Portanto, menos de 4% dos jogadores de FIFA 22 jogaram um jogo de futebol feminino, desde a altura em que o jogo chegou originalmente às prateleiras. Como é que podemos aferir este número? É simples! O jogo tem um achievement desbloqueável assim que joga a primeira partida internacional com mulheres. (A única forma de jogar com mulheres em FIFA).

Um troféu que apenas podemos encontrar em 3.3% dos jogadores Xbox, 4.2% dos jogadores PlayStation e 3.9% dos jogadores Steam. Isto dá uma média de 3.8%, sem contar com a Switch.

Mas, aqui, temos de ser honestos e salientar que o jogo ainda está bastante incompleto no mundo feminino. Além disso, verdade seja dita, é uma modalidade em evolução em várias regiões do globo, como é até o caso de Portugal, onde apenas recentemente começámos a ver jogos femininos na TV, bem como um novo foco na formação de escalões jovens.

Entretanto, de volta a FIFA, infelizmente ainda não existem clubes femininos, por isso, ainda não é possível gerir carreiras no Modo pensado para essa finalidade. Ainda assim, o esforço da EA não tem passado despercebido, visto que a Sports Interactive, a grande responsável por Football Manager, está neste momento a introduzir jogadoras, e clubes focados na vertente feminina. As coisas demoram sempre algum tempo, mas o trabalho está a ser feito!

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também