Intel quer desmistificar coisas que… Não existem?

Como já deve ter percebido, nos últimos dias, a Intel parece estar a esforçar-se mais no campo do marketing, para meter os holofotes em cima das suas novas placas gráficas Xe, ao lançar algumas informações muito interessantes, tudo potenciado com presenças em sites, ou canais de YouTube pertencentes a personalidades consagradas no mundo do PC Gaming.

Mas… Aconteceu algo estranho… Afinal, Ryan Shrout da Intel, decidiu ir à Internet falar da inexistência da placa gráfica Intel Arc A780, que claro está, durante algum tempo, era esperada como a grande topo de gama deste novo lançamento da fabricante. Estamos a falar da placa que deveria pisar os calcanhares à RTX 3070 Ti da NVIDIA. Placa que pelos vistos, não existe, nem nunca vai existir! (O que também demonstra um falhanço por parte da Intel, no objetivo da performance).

Assim, será isto algo concertado por parte da Intel, ou apenas um ‘salvar a face’ depois de a gigante azul ter falhado em chegar aos níveis de performance do velho GPU NVIDIA GA104, que claro está, dá vida às RTX 3070 e RTX 3070 Ti?

Intel quer desmistificar coisas que… Não existem?

Intel, Arc

Sim, há muito tempo, existiram rumores acerca de uma potencial Intel Arc A780, aquela que deveria ser a placa gráfica topo de gama da Intel para 2022, com o potencial para alcançar níveis de performance muito próximos aos da NVIDIA, na sua gama mais popular, ou seja, as já referenciadas RTX 3070 e RTX 3070 Ti.

Mas, num tweet que verdadeiramente apareceu do nada, e sem qualquer contexto, eis que a Intel veio afirmar:

“Ao contrário daquilo que vários rumores querem fazer acreditar, não existe, nem nunca existiu, uma Intel Arc A780. Que as coisas fiquem por aqui.”

Assim, na gama alta, vamos ver as já confirmadas Intel Arc A770 e A750, com a Arc A780 a supostamente nunca ter sido sequer uma opção… Mas… Volto a dizer… Isto é estranho! Especialmente depois de Tom de Moore’s Law is Dead ter posto mais algumas achas na fogueira, ao afirmar: “Simplesmente admitam que falharam em criar um GPU tão ou mais potente que o GA104, fora do 3DMark, apesar do tamanho do chip que dá vida às vossas placas gráficas.”

Será que tudo isto serve para a Intel salvar um pouco da sua reputação, sem manchar este novo lançamento? Ou isto já não tem ponta por onde se pegue?

É que pelos vistos, a placa mais poderosa da sua nova gama de placas gráficas, a Arc A770 vai chegar ao mercado um pouco abaixo dos 400€. Mas será isso um preço decente? Especialmente quando a sua performance fica abaixo da RTX 3060 Ti? Isto, numa altura em que já ninguém quer uma RTX 30? Hmm…

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também