Samsung já começou o desenvolvimento da RAM DDR6

Apesar de já estar no mercado há mais de 6 meses, a verdade é que a memória DDR5 é tudo menos ‘mainstream’, pelo menos nos tempos que correm. Algo que pode vir a mudar com os próximos grandes lançamento da Intel e AMD, que pelos vistos, vão dizer adeus ao velho padrão DDR4, para sempre.

Ainda assim, apesar do facto de a memória DDR5 ainda ser rara, e na verdade, extremamente cara, a Samsung já está a olhar para o que vem a seguir, ou seja, para o padrão DDR6.

Samsung já começou o desenvolvimento da RAM DDR6

Portanto, a gigante Sul Coreana Samsung já confirmou o início do desenvolvimento do padrão DRAM DDR6, com a utilização de tecnologia MSAP, e claro, potencial de chegar aos 17000Mbps por segundo.

Dito isto, a verdade é que a tecnologia MSAP já está em uso nos chips DRAM DDR5 das rivais diretas SK Hynix e Micron. Mas que tecnologia é esta? Pois bem, o MSAP (Modified Semi-Additive Process) permite a criação de módulos de memória com circuitos mais finos, em sítios da placa onde antigamente não existiria nada. O que por sua vez permite conexões mais rápidas, robustas, e claro, taxas de transferências superiores. Esta tecnologia vai ser aproveitada em pleno, pela Samsung, no padrão DDR6, para não só melhorar a conectividade dos circuitos, como também para aumentar o número de camadas que cada módulo irá ter.

Quando é que iremos ver memória DDR6 no mercado? Calma!!!! Ainda falta!

Segundo a Samsung, o design vai estar finalizado em 2024. No entanto, a nível comercial, os primeiros módulos só deverão começar a chegar às prateleiras lá para 2025. Primeiramente para o mundo Pro, e apenas mais tarde para os consumidores ‘normais’. Contudo, isto levanta algumas questões relativamente ao ciclo de vida da RAM DDR5? Não é demasiado cedo?

Entretanto, tal e qual como a memória DDR5, é esperado que a densidade aumente para o dobro, com velocidades de transferências base de 12,800 Mbps, que com algum em cima, poderá chegar aos 17,000 Mbps já referidos. Para ter noção, atualmente, o módulo mais rápido da Samsung apenas consegue chegar aos 7200 Mbps.

Se porventura os 17000 Mbps não impressionam, fique a saber que as fabricantes já prometem chegar a kits de memória DDR5-12600, nos próximos meses. Por isso, não seria de admirar, ver fabricantes capazes de levar o padrão DDR6 bastante acima daquilo que está a ser anunciado pela ‘Sammy’.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será um exagero? Ainda nem prestámos muita atenção à memória RAM DDR5, e algumas empresas já estão a dar tudo o que têm para o que vem a seguir? Qual será o ciclo de vida da atual tecnologia de memória? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também