Se por acaso for como eu, e vê amigos à sua volta a jogar com controlos invertidos, ou seja, pessoas que decidem, de forma lógica, preferir meter o analógico para o lado esquerdo para ir para o lado direito, ou meter o analógico para o lado direito, para ir para o lado esquerdo… Deve ficar extremamente confuso! Na minha cabeça é algo que faz zero sentido, em qualquer jogo, menos simuladores de aviação.
Mas… A verdade é que muitos jogadores preferem assim, e até já existem vários jogos a vir com este tipo de controlos, por defeito. Sabe porquê? Aparentemente, existe mesmo uma explicação para tudo isto.
Controlos Invertidos: Há quem goste, há quem odeie. Porquê?
Em cima, já expliquei mais ou menos o que é um controlo invertido, mas vou voltar a frisar. É fazer input de um comando, e o inverso acontecer no ecrã. Carregar na seta direita, e rodar a câmera para o lado esquerdo, por exemplo.
Porquê esta mudança nas preferências de cada jogador? Será a forma como cada um de nós processo o espaço, e as imagens que nos estão a ser passadas pelo ecrã? Pois bem, existe uma equipa de cientistas a estudar o fenómeno!
“Não existe uma resposta correta, ou incorreta. Nós apenas queremos saber o porquê da existência da preferência. Para isso, vamos tentar apurar tempos de reação, eficiência da pontaria, de vários utilizadores, em várias experiências diferentes.”
Para quê?
Pois bem, perceber o porquê, pode resultar em jogos mais bem pensados para o futuro. Seja para a atual geração, ou para quando o VR for inevitavelmente mainstream. Quer andar num mapa, sem perder nada do que está à sua volta? Talvez faça sentido perceber o porquê de cada jogador se movimenta de dada forma.
O estudo já está em curso, e está a ser liderado pela Dra. Jennifer Corbett, uma das responsáveis pelo departamento de percepção visual da Universidade de Brunel.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!