Ainda me lembro de ser mais miúdo, e pensar para com os meus botões quando fazia a minha viagem diária de 60 quilómetros rumo à faculdade em Lisboa, no meu velhinho VW Polo de 2022 a gasóleo… “Porque é que o meu carro não vai a conduzir sozinho, e eu vou a dormir!?”
Pois bem, ao que tudo indica, isso pode ser uma realidade para muitos dos futuros estudantes. Graças à Apple!
Carro da Apple não vai ter volante! (Nem travões)
Portanto, caso não saiba, a Apple anda há vários anos a trabalhar no desenvolvimento de um automóvel 100% elétrico, apetrechado de tecnologia até à ponta dos seus cabelos. Como assim? Bem, as mais recentes informações até já apontam para um automóvel sem volante, sem travões (leia-se, sem pedais), e pelos vistos, com tudo preparado para fazer umas valentes sestas enquanto espera pela chegada ao seu destino.
Aliás, os bancos da frente nem estão virados para a estrada, mas sim para os banco de trás, para que os passageiros possam interagir entre si, como se o automóvel fosse uma simples cabine de um comboio.
No entanto, existe uma outra dificuldade… É que um carro sem volante, e sem pedais, faz com que a Apple seja 100% responsável pelas decisões ‘inteligentes’ do automóvel, quando este estiver com as 4 rodas assentes na estrada. Agora imagine, numa situação de acidente inevitável, o carro escolhe o quê? Proteger os passageiros (e dono), ou proteger quem está à sua volta. Decisões complicadas não é verdade?
Este projeto da Apple tem o nome de ‘Titan’, e pelos vistos, já está numa fase muito avançada de desenvolvimento.
Aliás, em 2021, no mês de Agosto, a gigante Apple enviou vários protótipos para um teste de mais ou menos 50 quilómetros, de forma a fazer alguns apontamentos, e claro, filmar toda a viagem (a partir de drones), para apresentar a Tim Cook. Um teste, que segundo várias fontes, foi um sucesso. Ainda assim, dentro da Apple, ainda existem muitas dúvidas quanto à possibilidade de lançamento, ou não, de um carro deste tipo. Devido às implicações das decisões que vão ter de ser feitas pelo próprio automóvel.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Confiaria num carro sem volante e sem pedais?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!