Zenfone 9 – A explosão da ASUS no mundo dos smartphones!

Zenfone 9 pode significar muito para o futuro dos smartphones! – Como deve saber, a ASUS é uma fabricante extremamente bem conhecida no mundo da tecnologia, no entanto, se quiser fazer a experiência de perguntar a uma pessoa aleatória na rua, se porventura conhece a marca, esta vai obviamente dizer “ah, é aquela marca de portáteis não é?“.

De forma extremamente curiosa, visto que a ASUS tem uma popularidade tremenda, e por isso, um enorme potencial para ter sucesso em qualquer submercado, esta tem sido a grande dificuldade da gigante tecnológica no mundo dos smartphones, mais concretamente quando o assunto é a sua gama Zenfone. (A gama de aparelhos ROG Phone até se tem safado bem no nicho do gaming.)

Ou seja, muito resumidamente, e muito honestamente, a ASUS tem tido alguma dificuldade em pegar na sua espetacular reputação no mundo dos computadores, para a transformar em sucesso, e vendas, na parte mainstream dos smartphones.

O que claro está, também se deve a alguns erros na parte do marketing, por parte da empresa.

Afinal de contas, é completamente imperdoável, em 2022, a maioria dos utilizadores ainda não conhecer o mecanismo Flip dos smartphones Zenfone mais recentes… Uma especificidade da ASUS, que já chegou ao mercado, salvo erro, em 2019.

Qual é a solução para isto? Bem… Mudar o paradigma!

Zenfone 9 já chegou à Internet e significa uma mudança no paradigma!

ASUS Zenfone 9

Portanto, caso não saiba, tivemos um leak monstruoso de informação relativamente ao novo Zenfone 9, durante o dia de ontem. Completo com um vídeo a demonstrar muitos dos detalhes e especificidades apetitosas do novo smartphone compacto da ASUS.

Uma mudança na estratégia da ASUS?

Não acha estranho só termos tido ‘leak’ do modelo compacto, que por sua vez, aposta em especificações fantásticas, ao contar com um SoC de última geração, igual ao ROG Phone 6?

Aliás, o Zenfone 9 parece ser, em tudo, ou quase tudo, um ROG Phone 6 em ponto pequeno. O que levanta algumas questões! Será o fim do módulo de câmeras Flip? A ASUS vai ter sucesso com esta nova estratégia?

No ano passado, quando testei as duas versões do Zenfone 8, a versão compacta, e claro, o modelo Flip… Fiquei logo com a sensação que a câmera ‘especial’ tinha os seus dias contados.

A grande aposta da ASUS era na verdade o novo modelo compacto, e não o suposto topo de gama ‘Flip’. Uma aposta que aparentemente também serviu como uma preparação para o futuro da ASUS no mundo dos smartphones.

O que até faz algum sentido! Desta forma, a ASUS tenta conquistar um nicho extremamente mal populado no ecossistema Android, que até aqui, apenas tinha sido aposta da Sony com os seus mal amados Xperia. Estamos assim a falar do nicho de utilizadores que quer um smartphone super poderoso, mas que não quer andar a fazer yoga com as mãos, para chegar a todos os recantos dos gigantesco ecrãs de 7~8” que vemos nos dias que correm.

Uma missão que até se demonstrou bem sucedida, visto que o Zenfone 8, apesar do seu design francamente simples, e por isso pouco apelativo, até foi capaz de conquistar muitos e bons utilizadores!

O que muito se deve à sua performance pura e dura, conforto na mão, e qualidade de construção própria de um produto ASUS. Por falar nisto, como vão ser as especificações do novo smartphone?

Em 2022, tudo indica que vamos ver uma evolução da estratégia do ano passado, com um Zenfone 9 mais arrojado, mais confiante, e com todo o potencial para vencer. Estamos assim a falar de um smartphone equipado com um ecrã OLED LTPO de 5.9” capaz de chegar aos 120Hz, um SoC Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1, pelo menos 8GB de memória RAM, e uma bateria de 4300mAh com suporte a carregamento rápido.

O sensor de impressão digital deve ficar no botão de desbloqueio, em vez de debaixo do ecrã, de forma a manter a velocidade do sensor, em vez de ir atrás das tecnologias mais ‘premium’, mas que acabam por falhar no campo da performance. Além disto, deverão existir novos sensores para uma interação mais intuitiva com aquilo que acontece no ecrã, um pouco à imagem daquilo que já acontece no Pixel 6 da Google.

Entretanto, no campo da fotografia, é esperado um sensor principal de 50 MP (Sony IMX766), equipado com um gimbal de seis sentidos, bem como um sensor secundário, muito provavelmente focado na telefoto. Assim, como é normal em smartphones com apenas 2 sensores no seu módulo traseiro, a lente ultrawide deverá ficar na gaveta.

Então e o preço? Quando é que chega?

Estas são obviamente as perguntas do milhão de euros!

O Zenfone 9, a vir sozinho, vai ter de se misturar no meio de centenas de outros smartphones Android. Isto, sem grandes características diferenciadoras, além da qualidade ASUS, e poderio do hardware base do aparelho.

Por isso, o preço tem mesmo de ser apetecível, especialmente em 2022, em que tudo parece aumentar sem qualquer lógica. 599€ era perfeito! Além disto, também não pode demorar muito mais tempo até chegar ao mercado. O lançamento tem de acontecer rapidamente, de preferência, antes dos lançamentos da Samsung de Agosto, ou então, pouco tempo depois. Afinal, depois desta janela de tempo, os utilizadores vão começar a fechar as carteiras, de forma a esperar pelas novidades do próximo ano.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gosta da gama de smartphones ASUS? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

 

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também