A Google vai mexer novamente na aparĂȘncia do Google Fotos e tudo por uma boa razĂŁo. Ă que teremos agora uma nova forma de partilhar fotos e vĂdeos diretamente a partir da biblioteca da aplicação. Neste momento isto parece ser uma alteração do lado do servidor. Isto porque alguns dispositivos estĂŁo a receber o update e outros nĂŁo. Seja como for quem recebeu a novidade estĂĄ na versĂŁo 5.96 do Google Fotos.
Google Fotos vai ter mexidas na aparĂȘncia! Veja o que muda
Esta novidade Ă© especialmente Ăștil para os smartphones com ecrĂŁs de grande dimensĂŁo. Dito isto, as opçÔes como Partilhar, Adicionar a e Apagar foram agora movidas para o fim do ecrĂŁ. Entretanto teremos tambĂ©m acesso a outras opçÔes que permite ordenar impressĂ”es, mover conteĂșdos para o arquivo ou fotografias e vĂdeos para a pasta privada. Lembro que esta Ășltima Ă© onde podemos esconder certos conteĂșdos protegendo-os por um PIN ou impressĂŁo digital.
Entretanto um vĂdeo ou uma imagem podem ser adicionados a um ĂĄlbum atravĂ©s de um atalho. Ă mais uma alteração na aparĂȘncia do Google Fotos.
Lembro que a Google redesenhou o separador Biblioteca em Abril e o separador de Partilha antes disso. Agora esta novidade diz respeito ao separador Fotos.
Mas hå mais novidades a chegarem a outras aplicaçÔes Google.
No que diz respeito a Notas, a Google disponibiliza o Keep. à uma aplicação que funciona muito bem, embora para vårias pessoas seja demasiado simples. Isto porque faltam algumas funçÔes båsicas. No entanto isto tem estado a mudar aos poucos. Por exemplo, o Google Keep tem agora uma nova função que permite mover imagens entre apps com muita facilidade.
Google Keep ganha uma função muito importante para as notas!
Dito isto, pode arrastar fotos e outros conteĂșdos que estiverem numa nota do Google Keep para outras apps. Isto quando ativa o modo de ecrĂŁ dividido do Android. Uma publicação feita no blog da Google revela isso mesmo.
No entanto, o site AndroidPolice que revelou esta informação nĂŁo conseguiu confirmar se era possĂvel passar imagens para outra aplicação que nĂŁo seja da Google. Ă que por enquanto pode funcionar apenas nas mensagens da Google e tambĂ©m no Docs ou no Drive. Seja como for, mesmo que ainda nĂŁo esteja, em breve irĂĄ chegar a todas as aplicaçÔes.
O Google Keep Ă© de facto uma boa aplicação para nĂŁo nos esquecermos de nada. Para alĂ©m disso tem a vantagem de estar disponĂvel em todas as plataformas. Ou seja, nos smartphones Android, iPhone e tambĂ©m nos computadores atravĂ©s da versĂŁo Web. Lembro que pode ser acedido aqui.
Mas não é só nesta app que a Google estå a mexer. O assistente da Google também tem direito a novidades. Na pråtica estå relacionado com os alarmes e o que obtemos com isto é que o assistente da Google nos vai deixar dormir mais nas férias. Neste momento a Google ainda não revelou como é que isto vai funcionar. Ainda assim jå conseguimos ter uma ideia graças a um post no Reddit.
Assistente da Google vai deixar-nos dormir mais nas férias
De facto, o utilizador do Reddit u/als26 recebeu uma notificação do assistente da Google a lembrå-lo de desligar o alarme. Estamos a falar de um utilizador canadiano e a mensagem foi recebido a propósito do dia do Canadå. Ou seja, feriado. Esta pessoa que se levanta todos os dias às 9:30, recebeu a indicação de carregar na opção para alterar este alarme.
Quando tocamos na notificação vamos para a pĂĄgina ‘Alarme’. A partir daqui, temos de desligar manualmente o alarme ou reprogramĂĄ-lo. Como revela o Redditor, seria melhor desativarmos temporariamente o alarme por um dia. Mas qualquer lembrete de assistĂȘncia para desativar o alarme Ă© bem-vindo. Ou seja, Ă© melhor que nada.
Uma opção que vai chegar a todos os dispositivos
HĂĄ um aspeto curioso nisto tudo. Ă que atĂ© aqui parecia que esta função sĂł ia chegar ao Pixel. No entanto, agora percebeu-se que vai chegar a todos os equipamentos. Entretanto este lembrete surge juntamente com a app de relĂłgio. No widget nĂŁo hĂĄ qualquer referĂȘncia a esta opção. No entanto, isto talvez mude em breve.
Mas se umas funçÔes chegam, outras desaparecerem. Dito isto, Google Assistant estå a perder a capacidade de definir lembretes baseados na sua localização. Uma vez que esta alteração chegue ao seu dispositivo, jå não vai poder especificar um local onde o lembrete deve surgir. Isto é uma surpresa, mas a Google deverå saber o que estå a fazer.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!