Fim da loucura dos preços? Agora é a memória a cair!

A procura por tecnologia já não é a mesma, por isso, as grandes fabricantes já não precisam de andar a correr atrás do prejuízo para tentar aumentar as suas quotas de produção, e claro, como deve imaginar, já não conseguem vender o seu stock de componentes ao preço do ouro.

Assim, depois da queda de preço no campo das placas gráficas, que além da queda de procura, anda a sofrer com outros fenómenos, temos agora uma queda no preço da memória RAM e memória NAND Flash. Algo que vai acabar por ter um impacto muito significativo no preço de tudo o que é tecnologia.

Fim da loucura dos preços? Agora é a memória a cair!

Portanto, ao que tudo indica, as grandes fabricantes já perceberam que a queda na procura é para se manter, por isso, os preços vão ter obviamente de baixar, de forma a que tudo se adapte a uma nova realidade.

Assim, no mundo dos servidores, onde o nível de procura é sempre um pouco mais constante, é esperado uma queda de 10% no terceiro trimestre do ano. Entretanto, no mundo dos PCs OEM, o preço deverá cair entre 5~10%.

Já no incessante mundo dos smartphones, é esperado que o preço da memória DRAM baixe entre 8~13%, no terceiro trimestre do ano.

Até no campo das TVs vamos ver uma queda de preços, com uma queda da memória utilizada neste mercado, também entre os 8~13%.

Em suma, a memória DRAM e memória NAND Flash, são dois componentes essenciais para muita tecnologia produzida em massa. Por isso, uma queda de preços desta forma significativa, vai ter de se traduzir em baixas de preços, ou pelo, um maior desafogo para as fabricantes que já não se encontram limitadas pela crise de chips, ou de preços.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É o mercado a funcionar? Será o início de uma retoma económica? Afinal de contas, em algumas regiões do globo, já existem alguns sinais de que a inflação começou a abrandar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também