A Xiaomi fez uma mini revolução à sua gama de smartphones de gama alta, ao lançar os seus novos 12S, 12S Pro e 12S Ultra! Os objetivos são extremamente simples. Ou seja, a ideia é tentar oferecer um smartphone pequeno mas poderoso no primeiro, um pau para toda a obra no segundo, e finalmente, o melhor que tem para oferecer ao nível tecnológico, no último.
Dito tudo isto, enquanto os dois primeiros são basicamente um ‘refresh’ dos aparelhos anunciados no final do ano passado, e lançados no início de 2022, a versão Ultra vem para o lugar do super popular Mi 11 Ultra, ao trazer uma experiência fotográfica de fazer inveja a muita máquina fotográfica. Vamos por partes?
Xiaomi 12S Ultra: O All-In na fotografia que já faltava
- Ecrã AMOLED LTPO de 6,73” com resolução 2K (120Hz)
- SoC Snapdragon 8 Plus Gen 1
- 8 GB ou 12 GB de RAM
- 128 GB, 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno
- Câmera frontal de 32 MP
- Três câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 50 MP (IMX989, HyperOIS)
- Lente grande-angular com sensor de 48 MP
- Lente telefoto com sensor de 48 MP (zoom de 5x e híbrido de até 120x)
- Conexão 5G, Bluetooth 5.2, NFC, som estéreo e leitor de digitais
- Bateria de 4.860 mAh com carregamento rápido de 67W
- Android 12 (MIUI 13)
Portanto, a começar pelo design, temos aqui um aparelho completamente diferente da restante gama 12S. Especialmente na traseira, onde podemos encontrar uma filosofia de design mais fora do normal, e por isso mesmo, mais chamativa. Como já deve ter percebido, o módulo de câmeras é o que mais chama a atenção.
Mas as coisas não ficam por aqui, é que além do design e foco nas câmeras, temos um sistema de refrigeração extremamente poderoso e eficiente, com chips proprietários (Surge P1 e G1) para o carregamento rápido, e eficiências das câmeras.
Temos ainda um ecrã AMOLED LTPO de 6.73” (2K) capaz de chegar aos 120Hz, com claro, um furo na parte de cima para dar espaço à câmera de 32MP. Na parte da performance pura e dura, temos um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1+, RAM LPDDR5 e ainda armazenamento UFS 3.1.
Mas vamos ao que interessa… A fotografia!
A Xiaomi não está a ir atrás dos Megapixeis, em vez disso, aposta num sensor principal de 50MP, com uma nova geração de tecnologia de estabilização de imagem, e claro, um tamanho incrível de 1 polegada. Em suma, este é o maior sensores de câmeras para smartphones da atualidade.
Como suporte, temos ainda duas outras lentes de 48MP, uma ultrawide, e outra periscópio, todas elas pensadas para complementar a experiência do sensor principal da Sony (IMX998), com a ajuda de várias tecnologias proprietárias da Leica.
Contudo, a Xiaomi decidiu não passar pelos testes DxOMark! Sabe porquê?
Curiosamente, o Xiaomi 12S Ultra, nem os seus irmãos 12S e 12S Pro vão passar pelos exigentes testes da DxOMark. Porquê? Aparentemente, segundo a Xiaomi, são testes demasiado caros, e por isso mesmo, evitáveis. Além disso, a Xiaomi confia em pleno naquilo que a Leica tem para oferecer, de forma a convencer os utilizadores de uma performance de captura de imagem líder de mercado, sem o famoso teste à mistura.
Será este o caso? Temos de esperar para ver.
É só uma máquina fotográfica?
Para terminar, o Xiaomi 12 Ultra tem suporte a redes 5G, certificação IP68, WiFi de banda dupla, Bluetooth 5.2, leitor de impressão digital debaixo do ecrã, NFC para pagamentos, colunas stereo, e ainda uma bateria de 4860mAh com suporte a carregamento rápido de 67W com fios, 50W sem fios, e ainda 10W de carregamento inverso. (Curiosamente, a Xiaomi optou por não apostar nos 120W, algo que podemos encontrar no Xiaomi 12S Pro.)
O Xiaomi 12S Ultra tem bateria de 4.860 mAh e suporta carregamento rápido de 67W com fio, 50W sem fio e 10W reverso. O sistema operacional é o Android 12 e ele roda sob a interface proprietária MIUI 13.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!