Muitos utilizadores ficam confusos na hora de optar entre o Google Docs e o Microsoft Office. Por um lado até se percebe. Um é grátis e o outro não. Claro que como em tudo na vida, cada um deles tem os seus prós e contras. No entanto, em breve a decisão vai ser muito mais simples e é mesmo caso para se dizer que o Google Docs acaba de se tornar um perigo para o Microsoft Office.
Google Docs acaba de se tornar um perigo para o Microsoft Office
Numa das últimas publicações da Google no Blog, ficou confirmado que o Google Workspace, o pacote de produtividade que inclui o Google Docs, Drive, Sheets, entre outros, acaba de ganhar a habilidade de editar ficheiros do Office sem qualquer ligação à Internet.Isto é sem dúvida uma grande notÃcia.
É verdade que os ficheiros do Microsoft Office já têm sido compatÃveis com o Google Workspace há já algum tempo. De facto, a última grande alteração foi em 2019 quando a Google tornou possÃvel editar e colaborar em ficheiros Office sem necessidade de conversação.
Agora a Google tornou as coisas ainda melhores. Dito isto, temos agora a opção de trabalhar nos nossos ficheiros offline. Isto é útil porque nem sempre temos uma ligação à Internet e a produtividade não deve depender dela.
Dito isto, o Google Docs, Sheets e Slides permitem agora trabalhar offline em ficheiros do Office, e todo o processo é semelhante ao que acontece com os ficheiros da Google. Funciona apenas com aqueles que foram abertos no modo de edição do Office, o que significa essencialmente que os tem de ter aberto anteriormente com uma aplicação do Google workspace.
Para além disso também é necessário ativarmos o modo de acesso offline. Para esse efeito temos de ter a extensão para o Chrome Google Docs Offline que é compatÃvel com o Chrome e com o Edge. Encontra-a abaixo.
Com isto, deverá poder aceder aos seus ficheiros offline. Entretanto quaisquer alterações feitas aos documentos offline serão sincronizadas com o Google Drive quando nos ligarmos novamente à Internet.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!