Hoje em dia todo o cuidado é pouco e foi por esse motivo que até a Google está preocupada com uma nova forma de ataque que é realmente séria. Embora tenha um nome nada assustador, Hermit, tem a capacidade de fazer no nosso smartphone tudo aquilo que não queremos. Lê as nossas mensagens de texto, vê o registo de chamadas, rouba fotos e até redireciona as chamadas para outros números. De facto, é algo perturbador. O alerta da ameaça original chegou da equipa da Lookout como já tinhamos referido na Leak. Entretanto a Google já confirmou que está ativamente a acompanhar esta ameaça e até a informar os utilizadores que foram atingidos. Dito isto, não descarregue mais nenhuma app sem saber o que se está a passar ao certo.
Alerta Google! Não descarregue mais nenhuma app até ler isto!
Várias formas de se introduzir nos smartphones das vítimas
Assustar para se conseguir algo é normalmente o método mais eficaz. É tal e qual o que se passa com esta ameaça. Dito isto, recebemos mensagens falsas de texto a indicar que as apps das nossas redes sociais necessitam de uma atualização antes de as podermos voltar a utilizar. A questão é que tudo se passa como se fosse mesmo uma mensagem verdadeira. O problema é que não é e a versão da app que vamos descarregar é na realidade um vírus.
Mas há outra forma de ataque também poderosa e que foi descoberta pela Google. É que esta ameaça consegue desativar a conetividade de dados móveis e surge uma mensagem a indicar que a vítima tem de descarregar um ficheiro para resolver o problema. Olhando para isto é fácil percebermos como está a infetar tantos utilizadores.
Mas esta ameaça faz-se ainda passar por muito mais coisas perigosas.
Esta ameaça não foi encontrada na Play Store
Isto é algo muito importante e pelo menos deveria limitar e muito a disseminação da ameaça. No entanto, como as mensagens que recebemos estão tão bem feitas, nem a ausência da loja da Google parece parar a disseminação.
A Google entretanto atualizou o serviço Play Protect e está a trabalhar para proteger o sistema operativo Android de novos ataques. Seja como for temos de ter muito cuidado com o que descarregamos.
Para que ninguém caia no conto do vigário há um conjunto de regras básicas que temos mesmo de ter sempre em conta. Manter apps e o sistema operativo atualizado por meios oficiais é sempre o mais importante. É que assim não há exploração das falhas.
Depois nunca devemos carregar em ligações desconhecidas. É que esta é a forma principal de se espalhar uma ameaça.
Outra questão é a instalação de apps totalmente desconhecidas. Se for da Play Store é mais seguro, apesar de até mesmo aí algumas conseguirem entrar.
Verifique se o seu smartphone tem tido um comportamento estranho. É que muitas vezes o malware pode mudar definições ou instalar conteúdo adicional no smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!