Esta não é a primeira vez que falamos dos novos processadores AMD Zen 4 mobile ‘Phoenix’ e ‘Dragon Range’! O que claro está, não é por acaso! Afinal, é vez mais provável que esta nova geração seja capaz de revolucionar completamente o mundo dos portáteis.
Para ter noção do ‘Hype’, vai ser finalmente possível, jogar jogos pesados (AAA), apenas e só com um dos mais recentes APUs ‘budget’ da AMD! (1080p).
Sim, leu bem, ter uma placa dedicada num portátil, vai começar a ser coisa do passado.
AMD ‘Phoenix’ Zen 4 Mobile: Os portáteis vão mudar!
Portanto, os novos APUs Phoenix vão chegar ao mercado com cerca de 8 núcleos físicos. Isto enquanto os mais poderosos Dragon Rage já chegam aos 16 núcleos.
Mas, como já deve ter percebido, apesar do facto dos processadores Ryzen 7000 Phoenix chegarem com metade dos núcleos de processamento, parece que todos os holofotes estão nesta gama, em vez de na mais poderosa Dragon Range. Porquê? É muito simples, os APUs AMD Phoenix vão conseguir oferecer um equilíbrio muito interessante entre o poder do CPU e claro o poder do GPU! O que por sua vez, deverá significar a capacidade de jogar qualquer jogo, em 1080p, sem qualquer problema.
Afinal de contas, na parte do GPU, os novos Phoenix APU vão contar com a arquitetura RDNA 3, na forma de 12 unidades de computação e 6 WGPs. A sua frequência poderá até chegar aos 3GHz.
Em suma, nesta gama de processadores vamos contar com suporte a memória RAM DDR5/LPDDR5 (alguns rumores apontam também para a nova memória LPDDR5X), armazenamento PCIe 5.0, e claro, as já muito esperadas arquiteturas RDNA 3 e Zen 4.
Os processadores desta gama vão ser o Ryzen 7 7800HX com 8 núcleos, e o Ryzen 5 7600HX com 6 núcleos. Entretanto, na gama Dragon Range, vamos dar as boas vindas ao Ryzen 9 7980HX com 16 núcleos e ainda ao Ryzen 9 7900HX com 12 núcleos.
Em suma, consegue imaginar um portátil de 700~800€ a ser capaz de jogar qualquer coisa que lhe atire para cima?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!