Vai ser preciso trocar de fonte, quando trocar de placa gráfica? Muito se tem falado do aumento no consumo de energia das novas placas gráficas GeForce RTX 40, mas se pensa que a NVIDIA está sozinha neste aumento de requisitos de alimentação, está muito enganado.
A AMD pode não querer exagerar como a NVIDIA, mas as novas Radeon RX 7000 também poderão obrigar muitos jogadores a mudar de fonte de alimentação no seu PC. Está pronto?
Radeon RX 7000: AMD já confirmou um aumento no consumo! Ou seja, se quiser uma placa gráfica de nova geração, os consumos vão mesmo aumentar, e bem.
Portanto, antes da chegada dos rumores e ‘leaks’, eis que a AMD se chegou à frente e confirmou um aumento no consumo de energia na sua nova geração de placas gráficas, agora baseada na arquitetura RDNA 3 (5nm).
Algo extremamente curioso, visto que num mundo perfeito, com a passagem para novos e mais avançados processos de produção, deveria ser possÃvel aumentar a performance de forma muito significativa, sem mexer nos requisitos de alimentação de um qualquer componente.
No entanto, como a NVIDIA está a pegar na eficiência energética, e está a mandá-la diretamente para o caixote do lixo… A AMD tem de seguir a mesma exata estratégia. Ou seja, tanto no campo da NVIDIA, como também no campo da AMD, todos os Watts vão ser transformados em FPS.
Quem o confirmou foi Sam Naffziger, Senior VP da AMD, que explicou o fenómeno. Ora leia:
“O nÃvel de exigência, e procura por mais performance, continua a aumentar. Contudo, as tecnologias base não estão a conseguir acompanhar. Por isso, como fabricantes, estamos obrigados a aumentar os nÃveis de energia, para conseguir retirar mais algumas gotas de performance.”
Ainda assim, a AMD está tentar desenvolver, e posteriormente implementar, tecnologias para uma melhoria significativa da eficiência energética. Tudo de forma a conseguir oferecer um nÃvel de performance similar, ou superior, ao da NVIDIA, ao mesmo tempo que apresenta nÃveis de consumo significativamente mais baixos. Se isto vai ser o suficiente para evitar uma troca de fontes de alimentação? Ainda é cedo para dizer.
Entretanto, está quase confirmado que a NVIDIA irá aproveitar o novo conector PCIe 5.0 capaz de oferecer 600W de potência através de um único cabo. Por sua vez, a AMD não quis confirmar nada, neste campo, pelo menos por enquanto.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!