O Google Maps é a solução de navegação número um no Android e Android Auto embora várias pessoas gostem também de utilizar o Waze. É que uma das grandes vantagens desta última opção é contar com uma grande comunidade que garante muitas informações em tempo real. É verdade que nem todos gostam mas provavelmente quem está no Android Auto vai ter mesmo de se habituar e deixar de vez o Google Maps.
Muitos utilizadores vão ter de deixar o Google Maps!
De facto, seria de pensar o contrário mas na realidade o Waze terá de ser a grande alternativa para todos aqueles que não dispensam o Android Auto. Isto devido a muitas falhas que estão a afetar o Maps como refere o site Auto Evolution.
É verdade que o Google Maps é a solução de navegação número um para a maioria dos utilizadores. Isto porque é muito completo e garante um conjunto de orientações adicionais. No entanto por si só parece que não chega.
De facto, nos últimos tempos, o Google Maps está a dar muita dores de cabeça dentro do Android Auto. Na realidade acabou por ser atingido por todo o tipo de bugs que fizeram com que muitas pessoas considerassem pela primeira vez uma alternativa. E como referi, o Waze é a primeira escolha.
Ainda não há muito tempo, descobriu-se que o Google Maps recebeu o dark mode por defeito no Android Auto. Ou seja, na prática passou a ignorar as definições dos utilizadores e outros dados.
Usar o Google Maps no modo escuro durante o dia é obviamente bastante difícil, especialmente sob luz solar direta.
Por isso é fácil perceber porque é que as pessoas têm tentado todo o tipo de soluções nas últimas semanas. Felizmente, a Google parece ter tomado conhecimento deste problema muito rapidamente e parece que a última build já tem isto resolvido.
No entanto, isto não significa necessariamente que tudo no Google Maps funciona corretamente no Android Auto. O modo satélite, que é uma das camadas mais populares deixou de funcionar durante quase um mês. Para além disso a aplicação começou a encravar e a falhar no Android Auto. Tudo devido a esta camada.
Felizmente, existe uma solução alternativa.
Desativar completamente o modo satélite permite utilizar o Google Maps no modo standard. Escusado será dizer que não é a solução mais conveniente.
Também há algumas semanas, os utilizadores do Android Auto deparavam-se com outro problema com o Google Maps. Desta vez não era possível iniciar a navegação quando o telefone estava bloqueado. O Google Assistant parece compreender corretamente o comando de voz, mas quando tenta lançar o Google Maps e configurar a navegação, tudo falha.
Ou seja é tudo isto que está a fazer as pessoas passarem do Google Maps para o Waze. É verdade que a Google deverá fazer algo quanto a isto para acabar de vez com as falhas na app de navegação número um no mundo. No entanto terá de ser rápida. É que caso contrário tudo vai falhar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!