Steam Deck 2: Já se fala na segunda versão, e já temos specs!

A Steam Deck, a primeira consola portátil da Valve, que em boa verdade, é um autêntico PC com um design mais ao estilo Nintendo Switch, está a fazer um tremendo sucesso no mundo das consolas. Sendo exatamente por isso que a equipa de desenvolvimento já se está a preparar para uma segunda versão da pequena consola.

Assim, é cada vez mais óbvio que a Steam Deck 2 vai ser uma realidade no mercado, e pelos vistos, o ganho de performance vai ser brutal. Tudo graças a um novo APU da AMD. Vamos ver o que isto vai dar?

Steam Deck 2: Já se fala na segunda versão, e já temos specs!

Steam Deck

Portanto, parece que já existem planos para uma nova consola, e o aumento de performance vai ser mesmo significativo. Afinal de contas, a Valve já está a contar aproveitar o novo APU “Little Phoenix” da AMD.

Quem o afirma é nada mais nada menos que Tom do canal Moore’s Law is Dead, que aponta para o APU “Little Phoenix” como a solução para todos os aparelhos portáteis sedentos de performance.

Estamos assim a falar de um 4 núcleos Zen 4 (8 threads), 25~35% maior PPC, e frequências capazes de tocar nos 4GHz. Obviamente que no campo do GPU, também vamos ter acesso à nova arquitetura RDNA3, o que por sua vez deverá significar um aumento de performance gráfico de mais ou menos 50%.

Será a Steam Deck 2 mais poderosa que a PS5? Não, claro que não.

Está muito provavelmente a sentir alguma baba a cair da sua boca, ao olhar para os números. Mas temos de ter a noção de que o atual APU da Steam Deck está extremamente limitado pela energia que pode consumir, e calor que a consola é capaz de dissipar. Por isso, apesar de ser interessante ver um potencial aumento de performance à volta dos 30~50%, é preciso ter em conta que mais 50% de pouco, continua a ser pouco.

Ainda assim, é esperado que o APU da Steam Deck 2 seja capaz de chegar aos níveis de performance do velho AMD Ryzen 5 3600, um processador com 6 núcleos, e 12 threads, baseado na arquitetura Zen 2. Por sua vez, isto significaria a capacidade de jogar jogos AAA, em FHD, a 60 FPS.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? O lançamento vai ser para breve? É que muito honestamente, não me parece que a Valve queira seguir os ciclos tradicionais do mundo das consolas. Não me admiraria nada de ver uma Steam Deck 2, nas prateleiras, dentro de muito pouco tempo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também