Samsung quer acabar com os smartphones ‘FE’. Porquê?

Ainda se lembra do Galaxy S20 FE, e claro, do mais recente Galaxy S21 FE? Tivemos a oportunidade de analisar os dois aparelhos, e verdade seja dita, tanto um como o outro me encheram, facilmente, as medidas, especialmente no campo da fotografia. Mas ao que tudo indica, os aparelhos Fan Edition da Samsung têm agora os dias contados.

Ao fim ao cabo, apesar de a premissa sugerir um aparelho significativamente mais barato face à gama principal Galaxy S, a verdade é que a diferença de preço entre o FE mais recente, e o Galaxy S ‘base’ da mesma geração, nunca foi assim tão grande quanto isso.

Além disso, enquanto a Samsung até acertou na data de lançamento do primeiro FE, o segundo chegou numa altura, e a um preço, que fez absolutamente zero sentido. Afinal, enquanto o S20 FE chegou às prateleiras em Agosto/Setembro de 2020, e teve mais de 6 meses de mercado. O S21 FE chegou ao mercado no início de Janeiro deste ano, a sensivelmente 28 dias do lançamento da gama Galaxy S22.

O que claro está, não teria qualquer mal, se o seu preço fizesse sentido! Mas não…

O problema é que a menos de um mês da chegada dos novos Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra, o S21 FE andou pelos 750~800€. Para ter a noção do ridículo, nesta altura, já não era muito complicado encontrar o S21 Ultra a preços muito parecidos.

Mas… Levanta-se uma questão! A Samsung vai acabar agora com a gama ‘FE’, depois de ter insistido no lançamento do S21 FE, no início deste ano? Porquê?

S21 FE, Galaxy, Samsung

Portanto, apesar de tudo aquilo que disse em cima, os smartphones Samsung Galaxy Fan Edition até se venderam relativamente bem.

Por isso, faria algum sentido existir o lançamento de um S22 FE, em 2022, especialmente depois da insistência do lançamento do S21 FE,  depois de tantos atrasos. Mas… Não!

Ao que tudo indica, a Samsung vai cancelar o lançamento do terceiro Galaxy S FE. Porquê?

Aparentemente, a gigante Sul Coreana está a ter algumas dificuldades em encontrar um espaço, no mercado, para este tipo de aparelho.

Além disto, parece que a Samsung também estava a ter problemas na escolha do SoC mais indicado para o smartphone. Afinal, se a fabricante apostasse no Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, isto significaria que o FE seria mais rápido que toda a restante gama S22 em vários mercados, como o nosso.

Por sua vez, se a escolha fosse o Exynos 2200, também seria complicado convencer os consumidores, porque o SoC já ganhou alguma má fama no mercado. Como pode ver no artigo em cima.

Mas havia uma terceira opção! A MediaTek e o seu Dimensity 9000, que tem vindo a impressionar no mundo Android.

Ao que tudo indica, de forma extremamente curiosa, os rumores a indicar uma parceria com a MediaTek, estavam relacionados com o novo FE!

Ou seja, a Samsung queria aproveitar o seu novo FE, para testar os processadores da marca, e talvez, num futuro próximo, dizer adeus à Qualcomm. Isto faria todo o sentido, porque a utilização do SoC Dimensity 9000, também significaria que o Galaxy S22 FE chegaria um pouco mais barato às prateleiras.

Mas… Será que a MediaTek tem uma reputação suficientemente boa, especialmente no mercado Europeu, para a Samsung tentar este lançamento? E se a coisa corresse mal? Como seria a relação com a Qualcomm a médio/longo prazo?

Muitas perguntas, para as quais ainda não temos resposta. Mas uma coisa é certa, parece que o S22 FE é, por enquanto, uma carta fora do baralho.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gostava de ver uma continuação das Fan Editions da Samsung?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também