Microsoft já está a mandar utilizadores do IE para o Edge

A Microsoft vai começar a redirecionar automaticamente os utilizadores do IE para o Edge nos próximos meses. Hoje é mesmo o dia do fim para o Internet Explorer e os consumidores ou as empresas que ainda os estão a utilizar verão um aviso em breve que os vai redirecionar para o Microsoft Edge.

Microsoft já está a mandar utilizadores do IE para o Edge

O aviso e o redirecionamento são o primeiro passo para a remoção completa do Internet Explorer dos PCs que ainda o têm. Logo a seguir deverá chegar um update que desativa de vez este tão conhecido browser.

IE para o Edge

Uma passagem tranquila do IE para o Microsoft Edge

Entretanto o processo de transição será muito tranquilo. Dito isto, todos os dados como palavras-passe, favoritos e definições serão transferidos. Entretanto e para que tudo corra bem até temos um modo de emulação do IE no Edge. Isto para se suportar controlos ActiveX mais antigos que muitos sites ainda utilizam.

No entanto e apesar desta mudança haverá algumas excepções. Existem determinadas versões do Windows que algumas empresas utilizam em exclusivo e que necessitam mesmo do IE. Essas continuam suportadas e o browser também.

Seja como for as versões futuras do Windows não vão incluir o Internet Explorer.

Entretanto com alguns atrasos que existem na implementação destas coisas até é provável que o IE dure um pouco mais do que é previsto. No entanto, a mensagem da Microsoft é muito clara. O futuro do Internet Explorer é o Microsoft Edge.

Esta informação chega numa altura em que se fala muito do browser da Microsoft.

A Microsoft quer mesmo que o Edge dê certo. Como tal está a trabalhar numa nova função para o browser que permite aos utilizadores alternarem facilmente entre os perfis de trabalho e os pessoais. Isto dá realmente jeito. É que caso contrário ficamos com uma grande barafunda e não pode ser. Para além disso, com esta novidade, podemos utilizar o mesmo browser para tudo e isto é uma grande mais valia. É que para não haver confusões algumas pessoas utilizam um browser como o Microsoft Edge, o Firefox, o Chrome ou o Safari para trabalhar e outro para jogar ou fazer outras coisas.

A atualização do Microsoft Edge transforma este browser numa ferramenta híbrida útil para trabalho e outras coisas pessoais.

Mas o melhor ainda é que esta função alterna de forma automática entre perfis e elimina a necessidade de comutação manual.

Por exemplo, quando está a abrir uma ligação de trabalho num perfil pessoal, o browser muda automaticamente para o perfil de trabalho (ou vice-versa). Esta função pode trazer mais flexibilidade e privacidade ao Edge.

Microsoft Edge Internet Explorer

É verdade que esta função ainda se encontra em fase de desenvolvimento e não está disponível para os utilizadores. Mas a empresa confirma que pode entrar em funcionamento em junho de 2022. Eventualmente pode chegar no próximo mês.

No entanto há uma questão que se levanta…

Como é que o Microsoft Edge vai conseguir detetar a diferença entre uma ligação pessoal ou de trabalho? Isto será algo baseado numa lista que será atualizada com muita frequência e transmitida de forma Global.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também