Pois bem, depois de sabermos que a NVIDIA está a planear adiar ao máximo a sua nova geração de placas gráficas, de forma a despachar todo o stock que tem de placas Ampere (RTX 30), e claro, se prepara para lançar as suas primeiras placas gráficas com um volume estrondoso… Eis que ficámos a saber os planos da AMD.
Pensava que o adiamento da NVIDIA significava uma oportunidade para a AMD? Muito provavelmente não! No máximo, vai chegar tudo ao mesmo tempo, o que para nós, até pode ser uma boa oportunidade. Lançamentos ao mesmo tempo = maior rivalidade… Melhores preços?
AMD Radeon RX 7000: Fim de Outubro ou Início de Novembro
Portanto, ao que tudo indica, enquanto a NVIDIA adia as suas placas gráficas, a AMD parece ter tudo delineado para a parte final do ano! Isto, ao lançar as suas placas gráficas de nova geração mais poderosas, e por isso, mais interessantes, antes do Natal de 2022.
Ao fim ao cabo, segundo Greymon55, enquanto a NVIDIA se foca num lançamento gradual, com a RTX 4090 a sair primeiro, a RTX 4080 a chegar em segundo lugar, e finalmente, a RTX 4070 a chegar em terceiro lugar, cada uma delas separadas por um mês… No campo da AMD, o plano é lançar tudo entre Outubro e Novembro! Mais concretamente, entre o fim de Outubro e o início de Novembro. (Em suma, vai sair tudo antes do Natal!)
Dito tudo isto, enquanto a NVIDIA aposta no aumento de performance bruto, com um aumento de consumo ao mesmo nível, tudo indica que a arquitetura RDNA3 vai contar com um aumento geracional de performance por Watt de mais ou menos 50%. Tudo muito graças ao uso do processo de 5nm da TSMC, e claro, um design MCM em vez de monolítico.
É assim possível, que para o mesmo nível de performance, as placas da NVIDIA consumam o dobro relativamente às alternativas da AMD.
Entretanto, se tudo isto acontecer na realidade, significa que as placas de nova geração vão chegar todas ao mesmo tempo, ao mercado. O que claro está, vai ser extremamente interessante para os consumidores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!