O ecossistema da Apple é conhecido por ser muito fechado. Na prática as coisas Apple, funcionam com coisas Apple. No entanto, parece que há novidades no horizonte. Tudo porque com o lançamento do iOS 16 a Apple começou a trabalhar num melhor suporte para o Chromecast e para outros standards de transmissão nas apps.
iOS 16 inicia revolução e abre todas as portas ao Chromecast!
De facto, no iOS 16 a Apple está a abrir a porta a novos protocolos de transmissão. Isto é uma excelente notícia a pensar nas questões de compatibilidade. É verdade que neste momento o Chromecast é suportado no iOS, mas apenas em algumas apps e normalmente com uma interface que não é nativa ao próprio sistema operativo da Apple. Por exemplo, na app YouTube Music para iOS, o botão do Chromecast foge um pouco ao habitual e tanto dá para Chromecast, como para AirPlay.
Mas com o iOS 16 tudo muda e a Apple lançou algo conhecido como DeviceDiscoveryExtension. É uma nova ferramenta que vai integrar da melhor forma outras apps em menus nativos.
Assim isto deve permitir ao Chromecast ter uma melhor e mais nativa integração com o iOS.
Mas na realidade dos ganham com isto. Isto não só proporcionaria uma melhor experiência para quem pretende utilizar o AirPlay em apps que já possuem Chromecast, como tem o potencial de facilitar o suporte do Chromecast em mais aplicações. Entretanto outras empresas como o Spotify ou a Sonos, também podem adotar isto. De facto, já estamos a ver um único botão em apps para casting, em vez de termos dois ou três menus dentro dos menus.
Como refere o site 9to5Google, por enquanto, resta esperar para sabermos como isto é implementado no iOS 16. Na prática as aplicações existentes terão de aceder a uma nova API, que a Google terá de disponibilizar. Assim vai demorar alguns meses até vermos como as coisas funcionam.
O que acha desta novidade?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!