RTX 4080 vai ser um exagero no consumo de energia!

Como já dissemos várias vezes na Leak, a nova geração de placas gráficas vai ser realmente muito interessante, sendo capaz de nos levar para um nível de performance nunca antes visto. Contudo, isto tem um custo elevado, no campo da energia.

Afinal de contas, apesar da mudança no processo de produção, que nas RTX 30 passava pelo uso das linhas de 8nm da Samsung, e agora, nas RTX 40, vai passar pelo uso das mais recentes linhas de 5nm da TSMC. O que claro está, deveria resultar num aumento de performance muito significativo, por sua vez acompanhado por um aumento na eficiência energético… O consumo vai aumentar de forma extremamente significativa, em todas as gamas da nova gama de placas NVIDIA.

De forma bastante curiosa, esta pode vir a ser uma das grandes desvantagens da NVIDIA, relativamente aquilo que a AMD vai lançar! Ao fim ao cabo, segundo a Seasonic, as novas RX 7000 vão consumir exatamente o mesmo, comparativamente às atuais RX 6000.

Ou seja, a NVIDIA vai estar sozinha neste aumento agressivo de consumo, que por sua vez, obriga ao uso de soluções de refrigeração mais complexas, e por isso, mais caras.

RTX 4080 vai chegar ao mercado com 420W de TDP

rtx, nvidia

Portanto, no início da semana, ficámos a saber que a nova RTX 4060 vai consumir mais que a atual RTX 3070, o que claro está, deve significar que a placa de gama média vai aumentar a sua performance de forma muito significativa, algures para níveis próximos da RTX 3070 Ti.

No entanto, no mundo do hardware, os aumentos de performance não podem ser sempre seguidos por aumentos significativos no campo do consumo. Senão, depois temos resultados como este, em que a nova RTX 4080 vai chegar aos 420W de TDP em condições normais, e possivelmente mais em situações de LOAD, ou com Overclock em cima.

Isto também significa que a RTX 4090 vai mesmo chegar, ou possivelmente ultrapassar, os 600W de TDP.

São números que fazem muito pouco sentido, porque não só obrigam à troca da fonte de alimentação, como também vão resultar em sistemas menos eficientes, mais quentes, e mais caros. Ao fim ao cabo, como qualquer pessoa normal, vai ter de pagar a conta da eletricidade ao fim do mês.

Entretanto, segundo o que tem chegado a público, estas placas estão agora a ser produzidas em massa. Com um calendário de lançamento apontado para Outubro, Novembro e Dezembro. A primeira placa a chegar vai ser a RTX 4090 em Outubro, depois temos a RTX 4080 em Novembro, e finalmente a RTX 4070 em Dezembro. Entretanto, a gama média RTX 4060 vai aparecer na CES 2023. Contudo, ainda não temos uma data de lançamento para o seu lançamento.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com estes aumentos, ou preferia ter algo mais eficiente? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...