Android: a ameaça mais perigosa de todas já ataca em Portugal!

Já vos alertámos para os mais variados esquemas. No entanto, este é talvez um dos mais perigosos. Tudo porque chega às pessoas através de várias formas. Quem cair nisto vai ficar envolvido em vários serviços de subscrição que vão dar origem a contas extremamente altas, seja qual for o operador. Esta ameaça Android chama-se SMSFactory, ataca em Portugal, mas também em muitos outros países como Rússia, Brasil, Argentina, Turquia ou Ucrânia, apenas para dar alguns exemplos.

Android: a ameaça mais perigosa de todas já ataca em Portugal!

Não se sabe quantas ao certo quantas pessoas já foram atacadas. No entanto as tentativas de infeção já ultrapassam as dezenas de milhares. Quem o diz é a conhecida empresa de segurança Avast.

Android Portugal

Como referi acima esta ameaça chega de várias formas diferentes. Isto para infetar os utilizadores. Publicidade, notificações por push, pop-ups em sites, vídeos a prometer jogos, vale de tudo para infetar os utilizadores.

O objetivo principal desta ameaça

O objetivo principal desta ameaça é enviar mensagens de texto premium e fazer chamadas para números especiais que vão custar rios de dinheiro aos utilizadores.

Várias empresas de segurança como a ESET também detetaram esta ameaça, até nos locais mais improváveis.

O APK SMSFactory pode chegar com nomes diferentes mas uma coisa é certa. Na maioria dos casos somos alertados pelo Play Protect, o sistema de segurança nativo do Android.

Assim que entra no smartphone consegue aceder aos nossos dados de localização, SMS, fazer chamadas, enviar SMS, fazer o que quiser no ecrã do smartphone, ler as notificações e iniciar as mais variadas ativadas em segundo plano.

A app em si, embora se instale no smartphone, não tem nenhum nome ou ícone associado. Por esse motivo torna-se muito mais fácil remover. 

Aliás é pela razão que referi acima que a maioria das pessoas até pensa que não tem nada de mal no smartphone. O problema é que o mal está lá. Só que está muito bem escondido.

Aliás, estamos descansados na nossa vida e ele está a estabelecer ligações a servidores externos e a passar as nossas informações.

Entretanto, também sem sabermos, esta ameaça começa a enviar mensagens SMS para os nossos contactos. Isto para aumentar e muito o número de utilizadores infetados.

É uma ameaça realmente complicada e não há muito a fazer, pelo menos ao nível do smartphone. Se começarmos a pagar contas elevadas temos de contactar imediatamente o nosso operador e permitir para bloquear serviços premium.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também