Samsung apanhada! – Muito provavelmente, já viu umas quantas notÃcias a apontar o dedo a algumas fabricantes, no mundo dos smartphones, por fazerem ‘batota’ nos benchmarks. Mas… Pensa que é só aqui?Â
O mundo das TVs é igualmente saturado, e competitivo, por isso, as fabricantes tentam fazer o tudo por tudo para ficarem um pouquinho à frente das suas rivais. Sendo exatamente por isto, que a Samsung fez um esforço ‘extra’ para perceber a forma como os especialistas e reviewers, testam os seus produtos, e assim, conseguir apresentar resultados um pouco acima da realidade.
Em suma, a Samsung foi apanhada a fazer batota! Mas calma, a gigante Sul Coreana já confirmou o lançamento de uma atualização de software, para corrigir o que tem andado a fazer.
Oops!? Samsung apanhada a fazer batota nas suas TVs!
Portanto, nos tempos que correm, é mesmo muito complicado confiar em reviews focadas em métricas de performance, e não no uso real dos produtos. Porque, claro está, as fabricantes sabem como tudo é testado, e por isso, preparam-se muito bem, para posteriormente saltarem para os tops dos mais variados portais e revistas.
Assim, enquanto no mundo dos smartphones, várias fabricantes puxam um pouco mais pelo SoC, de forma a conseguirem melhores resultados em benchmarks como o AnTuTu, 3DMark ou GeekBench, e depois cortam na performance do dia-a-dia. No mundo das TVs, as fabricantes perceberam que as análises são feitas apenas em pequenos espaços do ecrã, de mais ou menos 10%, e por isso, programaram os seus produtos para perceber quando estão a ser testados, e assim, oferecer resultados de fidelidade de cores, e de intensidade de brilho, um pouco mais altos.
Na Samsung, esta prática já foi apanhada na nova QD-OLED S95B, e também na Q95B Neo QLED, onde o efeito é ainda mais exagerado.
Que batota é esta? Quanto é que a Samsung está a enganar?
Pois bem, no caso da QN95B Neo QLED, além das cores, o brilho máximo também aumenta para 2300 nits, quando na realidade, o seu máximo ‘normal’ é de 1300 nits. Ou seja, um aumento de mais ou menos 80%, só para o teste. (Isto é possÃvel porque a fonte de alimentação é capaz de enviar pequenos aumentos de tensão para uma parte do backlight miniLED, sem criar danos no painel.)
É só a Samsung que faz isto?Â
Como é óbvio, não. Todas as fabricantes têm os seus meios de ‘enganar’ os clientes, especialmente quando vê os seus produtos em demonstração, em loja. Mas neste caso, a Samsung não está a tentar enganar os clientes, está a tentar enganar quem fazer reviews dos seus produtos. O que, discutivelmente, é um pouco mais grave.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem uma TV Samsung? Está satisfeito, ou insatisfeito com a sua performance?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!