Netflix em dificuldades decidiu olhar para os padrões do passado

Apesar do sucesso de alguns projetos, de forma intermitente, como é agora o caso de Stranger Things, que voltou no fim de Maio com a primeira parte da sua quarta temporada, e vai muito provavelmente ser o caso de Umbrella Academy, em Julho, é obviamente inegável que a Netflix está a passar por algumas dificuldades!

Afinal de contas, a plataforma que ainda reina o mundo do streaming online, está a começar a sofrer com uma queda na quantidade (e qualidade) do seu conteúdo, ao mesmo tempo que começa a ver alguns dos ganhos de subscritores dos tempos pandémicos, a escaparem lentamente para plataformas rivais.

Para contrariar isto, a Netflix está a equacionar aumentar o valor das subscrições em todas as regiões, ao mesmo tempo que também tenciona ‘caçar’ quem anda a partilhar contas com amigos e familiares, de forma a ir buscar mais alguns trocos. Em paralelo, também está a analisar a introdução de um plano de subscrição mais barato, com a ajuda de anúncios publicitários. Tudo coisas que… Verdade seja dita, a médio/longo prazo, fazem mais mal do que bem.

Ao fim ao cabo, aumentar a mensalidade, acabar com a partilha, e meter anúncios à mistura, só vai acabar por irritar ainda mais os utilizadores.

Mas não é só isto que a Netflix está a fazer!

A plataforma também está a tentar mudar um pouco forma de fazer as coisas, aparentemente, a olhar para aquilo que devia ser o passado da indústria. Ou seja, a Netflix está a olhar para Hollywood.

Netflix em dificuldades decidiu olhar para os padrões do passado

Portanto, como deve saber, o início de 2022 significou o primeiro trimestre negativo para a Netflix. Ou seja, o primeiro impacto da concorrência, que está cada vez mais forte no mundo do streaming.

Muito resumidamente, a forma de fazer negócio da Netflix tem de mudar! A plataforma tem de se adaptar a um mercado bem diferente, com mais concorrência, agora, de qualidade.

O que significa tudo isto? Bem, a Netflix decidiu abandonar os lançamentos frenéticos, para se concentrar na qualidade. 

Mais concretamente, a Netflix quer imitar o que Hollywood anda a fazer, ao deixar de dar luz verde a tudo o que mexe, para desenvolver, e posteriormente produzir, projetos com cabeça, tronco e membros, demore o tempo que demorar.

O problema, é que pelo menos por enquanto, enquanto a Netflix ainda goza os frutos das muitas séries e sagas de filmes que fizeram, e continuam a fazer sucesso, a plataforma ainda não sabe muito bem por onde começar.

Onde está o ganho nesta mudança de estratégia?

Tudo isto acaba por ser extremamente interessante, porque Hollywood também já não é a mesma de antigamente. A indústria mudou, curiosamente, muito por causa da Netflix.

O que significa tudo isto? Muito resumidamente, a Netflix quer produzir menos, e (pelo menos tentar) gastar menos, ao mesmo tempo que persegue projetos realmente rentáveis.

Vamos deixar de ver menos séries ‘estranhas’ como Squid Game, ou Alice in the Wonderland, para ver mais filmes como Red Notice. Ou seja, projetos com grandes nomes, que vão obviamente ser um sucesso junto dos utilizadores. É uma pena, porque vamos perder algum do mistério, e da magia, que a Netflix trouxe para o mundo do streaming. Em que qualquer série, ou filme, por mais estranho, ou desconhecido que fosse, podia ser um sucesso bombástico! Mas, aparentemente, é assim que as coisas têm de funcionar.

 

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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