Ainda se lembra da altura em que ainda via muito boa gente, na rua, com uma câmera dedicada ao pescoço, fosse esta da Sony, da Canon, da Olympus, ou qualquer outra marca de referência do mercado focado na fotografia? Não foi assim há tanto tempo, mas é cada vez mais inegável, o mercado das câmeras fotográficas está pelas ruas da amargura!
De quem é a culpa? É óbvio! É do smartphone, e pelos vistos, este ‘mauzão’ ainda não terminou a sua missão. As câmeras DSLR estão mesmo no fim da linha.
O smartphone ainda não matou a câmera dedicada, mas está quase
Portanto, a Sony, que é uma das rainhas no campo dos sensores de fotografia, seja para smartphones, ou para câmeras dedicadas, acredita que a evolução no mundo dos telemóveis smart está a ser tão avassaladora, que muito provavelmente, vai ser possível igualar, ou ultrapassar, a qualidade de uma DSLR muito em breve. (Leia-se, nos próximos anos).
O que vai mudar para se dar esta ultrapassagem?
Bem, vamos ver um duplicar da quantidade de luz entra em cada pixel, graças à tecnologia de transistores de duas camadas, bem como novas técnicas de processamento potenciadas pelo sempre famoso IA. Além de tudo isto, vamos ainda ter a implementação de novas tecnologias, técnicas, e designs, como é o exemplo das lentes líquidas, que deverão dar um ar de sua graça já em 2022, com o Xiaomi 12 Ultra.
Em suma, apesar do facto de que o consumidor normal já nem olhar 2x para uma câmera dedicada. Este tipo de produto ainda tem o seu espaço nas prateleiras de várias lojas focadas na captura de imagem, devido às várias vantagens que ainda é capaz de oferecer relativamente aos mais vulgares smartphones. Mas até aqui, as coisas vão mudar…
Ademais, ainda usa uma câmera dedicada, ou já aproveita o seu smartphone para tudo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!