Normalmente, em cada nova geração de smartphones iPhone, a Apple implementa sempre o seu SoC mais recente e mais poderoso, em todos os modelos, preferindo diferenciá-los em outras categorias, como a performance fotográfica, tamanho, ou qualidade do ecrã OLED.
No entanto, em 2022, além de um encarecimento em quase toda a gama, a Apple também decidiu mudar um pouco a forma como faz as coisas, neste campo.
iPhone 14: Processadores bem diferentes, em toda a gama
Portanto, normalmente, como dissemos em cima, a nova geração de smartphones iPhone traz sempre consigo a nova geração do processador A Bionic. Que por sua vez, não só traz mais performance computacional, gráfica e de IA, como também mais eficiência energética.
No entanto, em 2022, o novo Apple A16 Bionic apenas vai ser implementado nos novos modelos Pro, ou seja, no iPhone 14 Pro e no iPhone 14 Pro Max. Porquê? Bem, segundo várias fontes, a Apple quer diferenciar um pouco mais os seus aparelhos. Mas, além disto, obviamente que também quer poupar alguns trocos, ao aumentar as margens dos modelos teoricamente mais fracos.
Infelizmente, é algo que a Apple pode fazer, sem grandes problemas, porque no campo da performance do processador, a gigante Norte-Americana não tem rival no mundo Android. A Qualcomm, Samsung e MediaTek, ainda estão muito longe dos seus nÃveis de performance, e de eficiência energética.
Mas… Talvez mais importante que tudo isto… Sabe qual vai ser a performance do novo Apple Bionic A16?
Ao que tudo indica, o novo processador da Apple vai continuar a ser baseado nos 5nm da TSMC. Isto, em vez dos mais recentes 4nm que dão vida aos processadores topo de gama da Qualcomm, Samsung e MediaTek. Com um grande foco na melhoria de performance do CPU, do GPU, e no suporte a memória LPDDR5
Não é esperado que o aumento de performance seja substancial, com a chave a ficar na adoção da memória de nova geração, visto que os iPhone mais recentes continuam ‘presos’ à memória LPDDR4X. Ou seja, é muito provável que o grande rival do A16, seja mesmo o A15, em 2022. Mas já que falámos da memória RAM, apesar de ser baseado no SoC A15 de 2021, vai existir uma diferença de 2GB de memória RAM, entre o iPhone 14 e o iPhone 14 Max. (Muito provavelmente para ajudar a justificar os 100€~150€ de diferença).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado no novo iPhone? Mesmo que mais caro? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!