É inegável que a Intel tem crescido imenso no mundo dos processadores, depois de uns quantos anos na sombra da AMD. Afinal de contas, se olharmos para o design dos Intel Core 12000, já conseguimos ver algumas mudanças muito significativas tanto a nível arquitetural, como até ao nível do próprio design do processador, que por sua vez, resultaram em novos níveis de performance, com o Intel Core i9-12900K a ocupar a posição do processador mais poderoso do mercado atual.
No entanto, enquanto a AMD se prepara para lançar os seus novos Ryzen 7000 baseados na arquitetura Zen 4 de 5nm, a Intel tem alguns truques muito interessantes escondidos na manga.
Ao fim ao cabo, não é apenas a AMD que anda a brincar com algumas novidades como a 3D-Cache. A Intel também tem algo extremamente curioso, no Foveros 3D. Algo que deverá ser apresentado já em Agosto, na Hot Chips 34.
Intel vai aproveitar o mês de agosto, para apresentar uma surpresa
Portanto, a Hot Chips 34 é uma conferência, onde muitas das gigantes do mercado tech mostram o que andam a fazer nos seus laboratórios. Vamos ver grandes empresas como a AMD, NVIDIA, Qualcomm, e até a Tesla. Mas talvez mais importante que isto, vamos ver a Intel, que pelos vistos vai apresentar processadores Meteor Lake e Arrow Lake, com tecnologia Foveros 3D. (Os processadores Meteor Lake deverão chegar ao mercado apenas em 2023)
Além de tudo isto, a Intel vai ainda falar um pouco do seu trabalho na componente gráfica, mais concretamente acerca do GPU Ponte Vecchio e a sua arquitetura, e pelos vistos, vai ainda falar um pouco da nova gama Xeon D e ainda de FPGA.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está à espera de uma grande rivalidade entre a Intel e a AMD no mundo dos processadores modernos? Ou será que uma vai ficar isolada à frente, como tem sido habitual?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!