O Windows 11 já está muito mais disponível para todos os utilizadores e até aposta em novidades muito interessantes. No entanto, tem tido direito a muitas críticas. Apesar de alguns utilizadores gostarem (e até bastante) da atualização de design, muitos acreditam que sacrifica a produtividade. Para além disso também foram feitas algumas alterações fundamentais na experiência geral do sistema operativo Windows 11 sem razão aparente.
Windows 11 é o sistema operativo com mais qualidade! Será?
Seja como for, durante a Computex 2022, Panos Panay, responsável pelo Windows e Surface da Microsoft, revelou que o Windows 11 atingiu as pontuações de maior qualidade. De facto, o grande foco neste momento é “qualidade, qualidade, qualidade” ao mesmo tempo que a Microsoft adiciona novas funções e melhorias.
Para além disso, segundo o responsável da Microsoft, as pessoas estão a aceitar a oferta de upgrade para o Windows 11 com o dobro da taxa vista no Windows 10. E atenção porque o sistema operativo anterior teve honras de glória.
Ao contrário do Windows 10, o Windows 11 não se encontra disponível para todos e também é totalmente opcional, uma vez que a empresa continua a suportar o Windows 10.
No entanto apesar das novidades nem tudo está a correr assim tão bem para o Windows 11.
É que o Windows 11 depois da instalação do update KB5013943 está a começar a falhar com os famosos Blue Screen of Death. No entanto, depende de algumas coisas que tivermos instaladas no computador.
Se instalou o último update do Windows 11 (KB5013943) remova já!
Para quem desconhece, o KB5013943 (maio 2022) foi lançado a 10 de maio. É uma atualização automática de segurança. Isto significa que alguns utilizadores não têm escolha. Ou seja, ela é descarregada, instalada e depois surgem os erros críticos como BSODs ou falhas de aplicações. O problema também se encontra presente na atualização para quem utiliza o Windows 10, mas é pior no caso do Windows 11.
Esta atualização cumulativa chegou para corrigir uma série de problemas e bugs no Windows 11, no entanto, parece que o Windows 11 KB5013943 está a causar o temido Blue Screen of Death (BSOD) em alguns sistemas com controladores específicos, incluindo aqueles que suportam software antivírus.
A Sophos também já confirmou isto.
Claro que recorrendo ao Reddit encontramos outros casos com um utilizador a afirmar que “desde a atualização para esta build, só consegue jogar 10-15 minutos antes de surgir o erro de ecrã azul que desaparece após um segundo.
Apesar de a Microsoft ainda não ter reconhecido este erro que está a atingir as máquinas do Windows 11, a Sophos confirmou que a atualização pode fazer com que o computador deixe de funcionar.
A melhor forma de resolver este problema é remover este update.
Mas esta situação só está a acontecer a quem tem um antivírus da Sophos?
Sim e não. Embora estes utilizadores estejam afetados, em particular, há muitos casos relatados de pessoas que não têm este antivírus. Assim basicamente ninguém está a salvo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!