Audi E-tron GT e Dacia Spring – Os incomparáveis!

O mundo dos carros 100% elétricos está cada vez mais interessante, com ofertas para todo o tipo de gostos, e claro, cada vez mais, ofertas para todo o tipo de carteiras. Ao fim ao cabo, é possível ir desde potentes e caros supercarros, até ao mundo das ofertas utilitária muito mais baratas, e também muito mais eficientes.

Dito isto, com a possibilidade de colocar lado a lado um dos melhores elétricos do mercado com o modelo mais barato de todos… Não fomos capazes de resistir!

Eis que temos uma comparação simplesmente incomparável!

Audi e-tron GT vs Dacia Spring

Antes de mais nada, neste comparação incomparável, temos de falar do óbvio… Ou seja… Do preço. No entanto, apesar do facto do Audi e-tron GT custar uns 10 (ou mais) Dacias Spring juntos, a verdade é que ambos têm a mesma exata função, que é levar os seus ocupantes do Ponto A para o Ponto B, utilizando como combustível, os cada vez mais populares eletrões.

Assim, tirando isto do caminho, vamos por partes!

Praticabilidade

Ora bem, apesar de ser o elétrico mais barato do mercado, o Dacia Spring foi uma valente surpresa nos dias de teste.

Afinal de contas, é um carro de estilo “mini SUV”, o que facilmente se sente na estrada. Afinal, subir passeios e passar por zonas apertadas, é algo feito sem qualquer tipo de preocupação. Já quanto ao Audi e-tron GT, a história é obviamente outra… O foco aqui não é a praticabilidade, algo que também se sente, e bem, na prática da condução diária. Afinal de contas, devido à sua altura, bastante baixa, subir um passeio está quase sempre fora de questão.

Outro dos pontos em análise é o seu ângulo de viragem, curiosamente superior no Dacia Spring, devido ao seu reduzido tamanho e leveza. No caso do e-tron GT, o ângulo não é mau, mas é obviamente limitado pelas dimensões exageradas do automóvel. É um carro que além de menos móvel, também vai dar alguns pequenos ataques cardíacos, seja a entrar em algumas garagens, ou claro, a subir/descer nas míticas entradas/saídas do tipo caracol, como é o exemplo do El Corte Inglês em Lisboa. (Fizemos isso, e foi inegavelmente assustador!)

Como é óbvio, ainda no ponto de vista da praticabilidade, o Audi e-tron GT leva uma grande vitória para casa, oferecendo uma autonomia a rondar os 430-488 km por carregamento, contra o Dacia Spring com ‘apenas’ 230km de autonomia em média. Ainda assim, não se deixe enganar, é que se andar a “brincar” muito com o E-tron GT verá a autonomia desaparecer em segundos.

Curiosamente, outra das vantagens do Dacia é… Admire-se, a sua potência!

Sim, antes de começar a gozar com os 44 cv do Dacia Spring, tenha em conta o seguinte… Posso andar alegremente com o pedal a fundo o dia inteiro, a qualquer momento, e sem qualquer tipo de hesitação no Spring.

Já no Audi E-tron GT, tenha cuidado! É que sempre que coloca o pedal a fundo neste monstro, vai ter uma resposta à altura do preço deste veículo. Especialmente se colocar tudo no modo mais desportivo, o que garante acelerações dos 0-100 km/h a rondar os 3.5 segundos.

Mas claro, com a velocidade e aceleração, o Audi também é capaz de garantir uma segurança incrível, com uma tração às quatro rodas que não está mesmo para brincadeiras. Contudo, não se deixe enganar, colocar o pé a fundo no Audi requer sempre muita atenção, rigor e cuidado.

O resultado do Audi contra o Dacia?

(Em tom de brincadeira)

Ora bem, infelizmente, devido ao facto de na altura, o Spring estar apenas com 75% de bateria, decidimos que não era justo fazer uma ‘drag race’.

Contudo, ficou claramente combinado para uma próxima vez… Mas agora a sério, o Audi leva cerca de 13.6 s dos 0-200 km/h, e o Spring ronda os 19 segundos… mas dos 0-100 km/h. Dos 0 aos 200 km/h? Bem… Não faz.

Em suma, não se esqueça que estamos a comparar o incomparável, mas claro está, bola para frente!

Caixa de velocidades

Este campo é fácil, o Dacia Spring conta com uma mudança fixa, mas sendo um topo de gama o Audi E-tron GT traz uma novidade, contando com duas mudanças no eixo traseiro para uma aceleração superior.

Eficiência diária
  • Audi E-tron GT 20.6 kWh a cada 100 km percorridos
  • Dacia Spring Advanced 11.5 kWh a cada 100 km percorridos

Em boa verdade, quem vai comprar o Audi E-tron GT não está em nada interessado no seu consumo elétrico. Contudo, isto é onde o Dacia Spring canta a música da vitória, visto que é muito mais amigo da sua carteira no ato da compra, e talvez mais importante que isso, também no uso diário.

Conforto

Pois bem, para o seu preço, o Dacia Spring Advanced é capaz de oferecer conforto suficiente para quem vai nos bancos da frente. Especialmente, nesta variante que conta com bancos em pele, mas este assunto muda de tom, e para pior, se por ventura tiver de viajar nos bancos traseiros, em viagens mais longas. (Parece um barco!)

Já no Audi e-tron GT, quer esteja à frente, atrás, ou raptado na mala de trás, a viagem é sempre confortável e super estável. Se tem um conforto 10x vezes superior?

Também não é preciso exagerar, talvez umas 20x superior fica lá mais perto…. Em suma, temos conforto até dizer chega! É que além do rabiosque bem sentado, a sua insonorização é de excelência, não vai ouvir absolutamente nada.

(Novamente em tom de brincadeira) O Dacia tem mais conforto que o Audi E-tron GT numa categoria importante. É que o Audi cola os passageiros ao banco, e oferece duas cabeçadas a cada aceleração, já o Dacia é suave…

Comparando o incomparável: Audi E-tron GT vs Dacia Spring Advanced

Conclusão

Em suma, o Dacia Spring é a oferta mais barata do mercado, sendo capaz de trazer para cima da mesa uma eficiência incrível. Um posto garantido pelo seu tamanho e peso leve que ronda os 920kg. Assim, é uma ótima escolha para quem quer gastar o mínimo possível para viajar diariamente casa-trabalho ou mesmo em viagens. Leia a nossa review sobre o Dacia Spring Advanced, clique aqui.

No entanto, do outro lado do espetro temos o Audi e-tron GT, um autêntico monstro do asfalto, com uma aceleração que faz envergonhar muito supercarro que anda por aí. Além disto, conta com uns acabamentos premium no interior e exterior com detalhes em tudo o que é sítio. Se ficou interessado no Audi E-tron GT, veja todos os detalhes no site oficial da marca, clique aqui.

Se um é comparável ao outro? Não, mas se decidimos comparar? Sim, e qual é o mal? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também