Apesar da grande evolução na distribuição das atualizações de software, pelas mais variadas fabricantes no mundo Android, nomeadamente a Samsung, que tem feito um trabalho muito satisfatório neste campo, o SO da Google continua a ter uma grande desvantagem relativamente ao ecossistema iOS da Apple… A fragmentação do seu sistema operativo.
Afinal de contas, apesar do facto de a gigante da pesquisa estar prestes a lançar o seu novíssimo Android 13, apenas agora o Android 11 chegou ao topo da tabela.
Android 13 a caminho, mas quem domina é o Android 11
Portanto, em 2022, o Android 11 é a versão mais popular do sistema operativo mobile da Google. A informação está disponível no Android Studio, através de percentagens de aparelhos.
Dito tudo isto, em 2022, 28.3% dos donos de um smartphone Android estão na versão base do Android 11, ou versão mais recente. Entretanto, o Android 10 caiu para os 23.9%, o que é obviamente uma boa notícia.
No entanto, neste pie chart, a Google decidiu não mostrar a percentagem de adoção do Android 12. Sabe porquê? Porque o intuito não é demonstrar a taxa de adoção (que muito provavelmente nem é do interessa da Google, de tão baixa que é), mas sim demonstrar aos developers, a percentagens de potenciais clientes que poderão perder, se decidirem deixar de suportar certos sistemas operativos mais antigos.
Algo extremamente importante nos tempos que correm, em que as apps têm de ser atualizadas de x em x tempo, de forma obrigatória. Caso contrário, correm o risco de desaparecer da Play Store!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!