Google Lens acaba de fica muito mais amigo dos tablets

A Google tem vindo sempre a otimizar as suas aplicações Android para smartphones. Isto através de novas funções ou da melhoria das existentes. No entanto, nos tablets as coisas não têm chegado assim tão depressa. Seja como for isto está para mudar e este interesse tornou-se ainda maior com o Android 12L. Logo à partida temos agora uma atualização que torna o Google Lens muito mais intuitivo para ecrãs grandes e sobretudo para tablets.

Google Lens acaba de fica muito mais amigo dos tablets

O 9to5Google reporta que a aplicação da Google (que contém o Assistente, Podcasts e o Lens) foi atualizada para a versão 13.19 no canal beta. Logo à partida o Google Lens funciona agora bem no modo horizontal. Isto é sem dúvida uma grande notícia para quem tem ecrãs maiores, já que os utilizadores podem agora aproveitar melhor todo o painel. A versão paisagística do Lens utiliza todo o espaço horizontal para exibir conteúdo para que a visualização dos resultados de filtros seja menos complicada.

Como podem ver na imagem abaixo, é verdade que o visor não preenche toda a largura do ecrã. No entanto, a Google está a utilizar alguns truques para minimizar esta questão. Entretanto há outras aplicações que já estão igualmente otimizadas para tablets. Por exemplo, o Discover, Podcasts e Gmail usam layouts de duas colunas.

Google Lens tablets

Mas voltando ao Google Lens há mais novidades interessantes a caminho.

Para simplificar ainda mais o casamento entre o Google Fotos e o Lens, no mês passado, a Google começou a testar novos atalhos quando se deteta que existe texto numa imagem. A experiência chega agora de forma mais ampla e deve estar disponível na maioria dos dispositivos.

Já vimos fotos que demonstram a capacidade de reconhecer a presença de texto e a interação com o Lens. No entanto, quem recebeu a atualização, irá agora encontrar um chip com a opção de pesquisar dentro de screenshots cheios de texto como encontrou o site 9to5Google. Para além disso haverá mais opções. São exemplo disso o aparecimento de outras funções como “Copiar texto”, “Ouvir”, “Cortar” e “Markup”. Estas são todas as opções já existentes dentro da app. No entanto com estes atalhos será muito mais difícil aceder.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também