Hoje em dia, no mundo dos smartphones, já é extremamente fácil encontrar modelos, até nas gamas mais baixas, equipados com ecrãs capazes de chegar aos 90Hz, ou até aos 120Hz. Curiosamente, na Leak, já tive a oportunidade de testar um smartphone capaz de chegar aos 165Hz, na forma de um dos RedMagic mais recentes. (Link)
Acha isto muito? Bem, no mundo dos PCs, já é possível encontrar monitores capazes de chegar a números bastante mais altos, há vários anos. Mas ao que tudo indica, ver ecrãs capazes de chegar aos 360Hz, ou 480Hz, vai ser cada vez mais banal. Está pronto?
Gosta dos 120Hz? Portáteis e PCs com 480Hz ao virar da esquina!
Portanto, se por alguma razão já olhou para um monitor capaz de oferecer uma taxa de atualização de frames de 240Hz ou 360Hz e pensou “só?”, tem razões para esboçar um sorriso. Aliás, se é alguém que olha para um destes monitores, e questiona o porquê de não ter nascido rico, tem ainda mais razões para sorrir.
Altas atualizações de frames vão passar a ser mainstream, ou seja, completamente banais.
Isto vai fazer a diferença para todos?
Para dizer a verdade, não. Ou melhor, vai, mas não tanto como pensa.
Para a grande maioria dos utilizadores, que utiliza o computador para trabalhar, ou para consumo de conteúdo multimédia. É um pouco irrelevante ter capacidades gigantescas de atualização de frames. Mas em jogo? Em que todos os milissegundos contam, e a reação mais rápida ganha? É importante ter acesso à maior quantidade de informação possível.
Dito tudo isto, a AUO anunciou muito recentemente que já tem em mãos um painel de 24”, capaz de chegar aos 480Hz, com apenas 1ms de tempo de resposta. Além deste painel, existe uma outra versão, muito parecida, com 16”, pensada para portáteis, com um tempo de resposta ligeiramente mais alto (1.x ms).
Sabe quem é a AUO? É a principal fornecedora da ASUS, MSI e Acer, que claro está, são referências no mundo do PC Gaming!
Mas… Existem desvantagens na adoção de ecrãs tão rápidos?
Sim, como deve imaginar, a resolução destes painéis fica pelo FHD. Ou seja, estamos a sacrificar qualidade de imagem, por velocidade.
(Ao fim ao cabo, um monitor 4K com 24” tem mais ou menos 184 pixeis por polegada. Entretanto, um monitor com o mesmo tamanho, mas resolução FHD, fica pelos 92 pixeis por polegada.)
Ademais, é algo que gostaria de ver no mundo dos computadores? E mais tarde, no mundo dos smartphones? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!