No ano passado, a Oppo enviou-nos um Find X3 Pro para sermos um dos primeiros meios em Portugal a testar o Android 12. Afinal de contas, a Oppo foi uma das primeiras fabricantes do mundo Android a apostar na mais recente atualização da Google ao seu sistema operativo.
Pois bem, este ano não temos um Find X5 Pro para testar. Mas ao que tudo indica, a fabricante vai apostar tudo o que tem no Find N e X5 Pro 5G, para os transformar nos primeiros smartphones Android com acesso ao Google Android 13 Beta 1.
Oppo quer ser a primeira a abrir os braços ao Android 13
Portanto, a OPPO acabou de anunciar que os seus modelos OPPO Find N e Find X5 Pro 5G vão ser dos primeiros smartphones a nível mundial a receber a nova atualização Google Android 13 Beta 1.
Assim, a gigante Chinesa revelou que já existe uma pré-visualização de programador do Android 13 Beta 1. Uma ROM baseada no sistema operativo ColorOS da OPPO, agora disponível para programadores (ou utilizadores mais curiosos), a fim de elaborarem as novas funcionalidades e alterações.
O que muda com o Android 13?
Muito resumidamente, o Android 13 centra-se mais na privacidade e segurança ao mesmo tempo que fornece novas APIs para ajudar os programadores a construírem melhores aplicações.
Desta forma, oferece uma série de atualizações, incluindo características de privacidade. Como é o caso do novo selecionador de fotos com permissão de notificação, APIs como ícones de aplicação temáticos, colocação de bloco de configuração rápida e suporte de linguagem per-app. Além disso, suporta capacidades como áudio Bluetooth LE e MIDI 2.0 sobre USB. Isto ao mesmo tempo que também adiciona novas permissões para um acesso mais amplo a ficheiros multimédia, APIs de encaminhamento de áudio melhoradas, etc…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É uma mudança de paradigma no mundo Android? Afinal de contas, até aqui, ver atualizações atempadas, tem sido uma quase raridade, especialmente nas fabricantes que dominam o mercado. Será isto algo de positivo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!