Desde que lançou os seus Ryzen 5000 em 2020, que a AMD parece estar muito queitinha, no seu canto, à espera que as coisas se desenvolvam mais um pouco. Isto é estranho de se dizer, mas parece que a AMD se encostou um bocadinho, à espera daquilo que a Intel tinha para oferecer.
No entanto, nada disto significa que o trabalho de casa não estivesse a ser feito nos laboratórios da AMD. Afinal de contas, segundo a própria, as próximas arquiteturas estão finalizadas, ou muito perto disso, trazendo consigo aumentos de performance, e de eficiência, simplesmente extraordinários.
Vamos por partes?
AMD: Zen 4, Zen 4C, Zen 5 e Zen 6. Já sabemos muita coisa!
Portanto, a informação não nos chegou diretamente da AMD, mas vem de uma fonte que pouco ou nada se engana quando o tema são processadores ou placas gráficas. Estamos a falar do responsável pelo canal de YouTube Moore’s Law is Dead, que entretanto, avançou com montes de informações acerca das próximas 4 arquiteturas da AMD.
AMD Zen 4, Zen 4C, Zen 5 e Zen 6: Vamos ter melhorias de na frequências, aumento do número de núcleos, e aumento do IPC, em todas as gerações!
-
AMD Zen 4: 5nm
Primeiramente, temos a arquitetura que vem para o lugar da arquitetura Zen 3, que por sua vez, dá ainda vida à grande maioria das gamas de produtos da AMD, incluindo dos Ryzen 5000 do mundo dos PC Desktop.
Dito isto, o IPC vai aumentar entre 15 e 25%, com a performance single-thread a aumentar entre 28 e 37%. Tudo graças a um aumento massivo nas frequências de relógio, em todos os núcleos de processamento. Já existem protótipos a 5.2 Ghz, e pelos vistos, chegar aos 5.5 Ghz não é uma missão muito complicada.
Além da melhoria nas frequências, também vamos ter uma duplicação na capacidade da memória cache, especialmente na L2 e L3. Como é óbvio, além de tudo isto, vamos ainda ter suporte a PCIe 5.0, DDR5 e LPDDR5.
Em suma:
- 15~25% Aumento do IPC
- 8~14% Aumento de frequência
- 28~37% Aumento de performance single-thread
- DDR5/LPDDR5
- PCIe 5.0
2. AMD Zen 4C 5nm
Depois da arquitetura Zen 4, vamos ter a 4C, que claro está, não é uma arquitetura sucessora, sendo mais um complemento. É também uma arquitetura que muito dificilmente iremos ver no mercado ‘normal’, sendo mais focada nos centros de dados.
Já existem chips baseados nesta arquitetura com 128 núcleos e 256 threads.
3. AMD Zen 5 (3nm ou 4nm) 2024~2025
Esta sim, é a real sucessora à arquitetura Zen 4, significando um aumento de performance comparável à passagem da arquitetura Zen 1 para a Zen 2. Vamos ter um redesign quase total, com melhorias muito significativas no IPC, mas também no design do IFC e do sistema de memória cache.
Mas talvez mais importante que isto, a arquitetura Zen 5 também vai possibilitar o aumento de núcleos, em todas as gamas de processadores.
4. Zen 6? (2025) O nome vai muito provavelmente mudar
Nesta altura, é muito provável que a AMD queira fugir da nomenclatura Zen, para trazer algo realmente revolucionário para cima da mesa. Dito isto, o seu lançamento está marcado para 2025 ou 2026, por isso, tempo é o que não falta para mudar os planos.
Aqui vamos novamente ter acesso a maiores frequências, novos designs de memória cache, aceleradores, etc…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!