Wear OS tambĂ©m vai salvar vidas em caso de emergĂȘncia!

Hoje em dia e quando menos esperamos podemos ser vĂ­timas de uma surpresa desagradĂĄvel. Na maioria dessas ocasiĂ”es o melhor que podemos ter Ă  mĂŁo Ă© uma função de SOS de emergĂȘncia. Ora Ă© exatamente esta emergĂȘncia que a Google quer levar para o Wear OS. Ou seja, para o sistema operativo que vem instalado nos smartwatches. Lembro que esta Ă© uma função que jĂĄ estĂĄ disponĂ­vel nos smartphones Android e permite que os utilizadores contactem facilmente os seus familiares ou autoridades pĂșblicas diretamente em caso de emergĂȘncia.

Wear OS tambĂ©m vai salvar vidas em caso de emergĂȘncia!

Esta foi mais uma revelação feita durante o evento I/O 2022 que mostrou sem dĂșvida outras grandes apostas. Ainda assim, esta tambĂ©m Ă© importante. Afinal de contas, pode inclusive salvar a nossa vida.

Wear OS emergĂȘncia

Esta função de emergĂȘncia no Android nĂŁo Ă© de forma alguma um novo conceito. Praticamente todos os smartphones tĂȘm o equivalente a tal opção. A novidade reside no facto de esta funcionalidade estar agora disponĂ­vel para wearables com Wear OS tambĂ©m.

Lembro que nos smartphones Android, o utilizador deve premir o botĂŁo de energia 5 vezes consecutivas para ativar o SOS de EmergĂȘncia. Entretanto nĂŁo se sabe como a função se ativa no Wear OS. No entanto, pode aproveitar um mecanismo semelhante ou atĂ© por comando de voz.

Entretanto e tratando-se de um smartwatch para que esta função seja usada, o wearable deve ser ligado a um smartphone com conectividade celular, isto se não suportar LTE.

Ativar o SOS de emergĂȘncia leva os utilizadores a selecionar quem gostariam de contactar (seja um contacto especĂ­fico ou os serviços de emergĂȘncia diretamente). Eles serĂŁo facilmente capazes de cancelar a chamada atravĂ©s de um grande botĂŁo vermelho no ecrĂŁ principal do relĂłgio. HaverĂĄ tambĂ©m opçÔes adicionais assim que a chamada tiver terminado.

Por enquanto, nĂŁo se sabe quando chega esta novidade. Lembro que a Apple jĂĄ implementou uma opção semelhante no Apple Watch. Com base no histĂłrico da Google, pode demorar algum tempo atĂ© que o SOS de EmergĂȘncia chega ao Wear OS. No entanto, o que importa Ă© que estĂĄ a ser desenvolvido.

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também