Acha que o preço das placas gráficas baixou porque a produção aumentou e a NVIDIA/AMD são muito boazinhas e simpáticas para nós, os consumidores? Ahahahahah! Os preços baixaram, porque a procura baixou de forma muito significativa, e neste momento, estamos numa fase de transição.
Ou seja, os preços baixaram, porque a AMD e NVIDIA têm de despachar o seu stock de placas gráficas, antes do fim do ano. Um efeito, que se repete um pouco por toda a indústria tecnológica, como é o caso dos chips que dão vida à memória RAM (DRAM) e aos SSDs (NAND Flash).
Queda na procura = Queda de preços!
Portanto, de acordo com um novo estudo de mercado da TrendForce, as fornecedoras de chips de memória mais importantes do mercado estão cada vez mais motivadas a baixar os seus preços. O que claro está, vai baixar o preço de produção de uma gigante panóplia de produtos, desde o mais vulgar dos smartphones, até ao mais avançado dos portáteis. (No entanto, no campo dos smartphones, os lockdowns em território chinês estão a ter um forte impacto na produção. Por isso, a procura continua a ser mais alta que a oferta. Os preços podem descer, mas não vai ser tão significativo!)
Assim, a memória NAND Flash vai cair cerca de 5~10%, nos próximos tempos. Uma situação que também se deverá refletir na parte da memória RAM. Uma excelente notícia, visto que estamos prestes a dar as boas vindas a toda uma nova geração de produtos, e por isso mesmo, a procura por memória DDR5 vai ser mais que muita.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Preparado para uma nova vaga de baixa de preços, similar a que temos visto no mundo das placas gráficas? Seriam boas notícias não é verdade? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!