AirTags ajudam um homem a recuperar 7000 Euros

Os localizadores da Apple já fizeram coisas muito interessantes desde o lançamento. No entanto é a primeira vez, pelo menos que se saiba, que os AirTags salvam cerca de 7000 Euros a um homem. É caso para dizer que apesar de algumas conversas, sucessos e até polémicas, estes dispositivos valem bem o preço que custam.

AirTags ajudam um homem a recuperar 7000 Euros

O último caso em que os AirTags salvaram a vida financeira de uma pessoa ocorreu na Austrália. Tudo começou quando assaltaram Graham Tait, um residente e fotógrafo de Sydney, durante umas férias no Sul da Austrália. Um grupo de ladrões invadiram o seu carro e roubaram um caderno, uma câmara da Sony, uma carteira, uma GoPro, e outros valores com um prejuízo total superior a 7000 Euros.

O carro foi assaltado enquanto estavam a viajar e tudo aquilo que levaram tinha AirTags agarrados.

Numa estranha reviravolta dos acontecimentos, os bens roubados foram rastreados (com a ajuda dos AirTags). E onde estavam? Num quarto no mesmo hotel onde a pessoa que foi roubada esteve hospedada. Entretanto a Polícia agiu e deteve os suspeitos. Os bens roubados foram devolvidos pouco depois. Vale a pena investir nos AirTags e um homem recuperar cerca de 7000 Euros não?

Mas há mais acontecimentos a envolverem os AirTags

Já todos ouvimos histórias relacionadas com perseguições através dos AirTags e outros sistemas. no entanto, as coisas não deveriam ser assim tão fáceis. Isto porque, por exemplo, os dispositivos da Apple têm mecanismos mais avançados que outros não têm. Mas afinal parece que nem tudo está a funcionar como devia. Isto faz com que algumas pessoas sejam seguidas sem se darem particularmente conta, pelo menos até um dado ponto como relata o Apple Insider. Ora isto torna os AirTags especialmente populares para estas situações mas a Apple vai tomar medidas.

O site Motherboard analisou 150 queixas apresentadas às autoridades nos últimos oito meses a envolverem AirTags. De acordo com os resultados partilhados, menos de metade estiveram relacionados como roubos. O resto diz respeito à perseguição ou ao assédio de mulheres. De facto, em 50 dos casos analisados as mulheres chamaram a polícia por terem recebido notificações anti-tracking nos seus iPhones. Ou seja, souberam que as estavam a seguir.

AirTags populares

Para além disso, na maioria dos casos, as mulheres vítimas deste tipo de perseguição encontraram os AirTags escondidos nos veículos ou ouviram-nos a tocar. Na maioria dos casos o perseguir é alguém que a vítima conhece, como um ex-marido, ex-namorado ou um amigo que quer ser muito mais do que isso.

Os AirTags trouxeram esta discussão para público. No entanto, a perseguição não é nada de novo. De facto, começou a ocorrer com ainda mais frequência com a popularização dos GPS. A questão é que os AirTags trouxeram esta discussão para público.

De facto, os AirTags ajudam as pessoas a descobrir perseguições por parte de alguém.

AirTags populares

Mas esta não é a única conclusão e há outras não tão abonatórias para a Apple. É que estas proteções Anti-Stalking nem sempre estão a funcionar. É que há outras formas de se obter informações dos AirTags. Assim podem ter tornado mais fácil a perseguilção.

A Apple vai resolver a situação. 

Por estes motivos e mais alguns a Apple anunciou novas funções que os AirTag vão receber para tornar a vida mais complicada para os seguidores.

Uma das funções anunciadas é a mais soft. Isto porque é um aviso que nos dá um alerta na configuração dos AirTags. O AirTag está ligado ao nosso Apple ID e a perseguição é um crime.

Para além disso o AirTag vai receber é uma nova sequência de tons que vão ajudar a localizar de forma mais eficaz o equipamento.

Entretanto quando surgirem relatos de perseguição as autoridades desativam esses airtags de imediato.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também