Há alguns dias atrás, noticiámos que a AMD está a preparar 3 gamas de processadores Ryzen 7000, onde muito provavelmente a grande maioria das atenções está virada para os CPUs Desktop.
No entanto, verdade seja dita, devíamos estar um pouco mais focados nos Ryzen 7000 ‘Phoenix’, os novos APUs da AMD, que vão trazer consigo um conjunto de atualizações massivas, tanto para a parte do CPU como também do GPU. Afinal de contas, parece que estes novos APUs da AMD, vão conseguir chegar ao nível de performance da atual NVIDIA RTX 3060M.
AMD vai revolucionar o mundo dos portáteis
Portanto, segundo novas informações (Greymon55), parece que o novo GPU integrado dos Ryzen 7000 ‘Phoenix’ vai mudar completamente o paradigma da computação mobile, tudo muito graças à integração da arquitetura RDNA 3.
Consegue imaginar, ter a mesma exata performance de uma placa dedicada, como é o caso da NVIDIA GeForce RTX 3060M, num simples processador?
Claro que a RTX 3060M mencionada é a versão Max-Q, com apenas 60W de potencial ao seu dispor. Mas ainda assim, tendo em conta que os novos AMD Ryzen 7000 Phoenix vão ter de partilhar 35~45W entre o seu CPU e o seu GPU, é um aumento de performance simplesmente incrível, relativamente aos atuais APUs que a AMD anda a vender.
Entretanto, além do GPU RDNA 3, temos ainda de contar com núcleos Zen 4! Sim, leu bem, vai ser a primeira vez que a AMD vai disponibilizar a melhor tecnologia que tem para oferecer, num APU.
Quando é que poderemos encontrar estes processadores no mercado? Devem ser anunciados na CES 2023, no próximo mês de Janeiro, com um lançamento algures no primeiro trimestre.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Consegue imaginar um mundo em 90% dos utilizadores nem precisa de ter uma placa gráfica ‘a sério’ no seu computador? Seriam tempos incríveis!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!