Renault KWID E-Tech é o Dacia Spring brasileiro – Há alguns dias atrás, apresentámos a análise ao Dacia Spring, o SUV elétrico mais barato do mercado, que apesar do preço, foi capaz de nos impressionar.
Pois bem, no Brasil, a Renault tem um outro elétrico a fazer furos, o KWID E-Tech, que em euros, custa qualquer coisa como 27 mil euros. Ou seja, um valor um pouco mais alto que o 17 mil euros pedidos pela Renault (Dacia) em Portugal, pelo Spring.
Renault KWID E-Tech é o Dacia Spring brasileiro (Só que mais caro)
Antes de mais nada, é preciso situar este automóvel da Renault. Muito resumidamente, o Kwid é um automóvel do tipo subcompacto (hatch), tendo sido originalmente lançado na Índia, no ano de 2015. Mais tarde foi reconfigurado, para passar em testes de segurança mais exigentes, de forma a ser lançado no mercado Sul Americano, mais notavelmente no Brasil.
Os seus principais rivais são o VW Up e o Fiat Mobi, mas no caso do Renault, temos um design um pouco mais vistoso, devido ao facto de assemelhar mais a um Crossover.
À semelhança do Spring que tem 950KG, o KWID chega ao mercado com um peso de 977 Kg. Em termos de bateria, também são muito similares, com a versão brasileira a chegar com uma bateria de 26 kWh, enquanto o Spring conta com uma bateria de 26.8 kWh. Em termos de potência, temos mais ou menos 65 cv e 112 Nm de binário. Isto significa que o ‘Spring’ Brasileiro é capaz de fazer dos 0 aos 100 Km/h em qualquer coisa como 14.6 segundos. (Uma métrica mais interessante, deverá ser os 0 aos 60.)
Em termos de autonomia, a Renault promete 298 km em cidade e 265 km mistos. Na realidade deverá ser um pouco menos, mas ainda assim, são números curiosos para um elétrico de entrada.
O carregamento máximo é de 30kWh, o que na prática, significa um carregamento de 55 minutos dos 0 aos 100%, ou 40 minutos dos 15% aos 80%.
Ademais, o que acha do Spring Brasileiro? Ou talvez mais importante que isso, o que acha do Spring Português? Enche-lhe as medidas?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!