A Microsoft já corrigiu os problemas do Safe Mode no Windows 11, mas o sistema operativo parece estar a ser atingido por mais problemas nas mais recentes atualizações cumulativas. O KB5012643, que é uma atualização opcional com toneladas de correções, está a fazer falhar aplicações que utilizam certos componentes da framework .NET 3.5. Foi por esse motivo que a Microsoft lançou um aviso para quem tem o Windows 11.
Microsoft acaba de lançar aviso sobre o Windows 11!
Quem já utiliza o sistema operativo da Microsoft há muito tempo, provavelmente já reparou numa coisa chamada .NET Framework. Aliás, ele aparece algumas vezes no Windows Update ou durante o processo de instalação de determinadas aplicações. De facto, muitas apps necessitam dele para funcionar corretamente. Isto porque inclui uma coleção de código que os programadores podem chamar ao criar as suas apps.
Ou seja, o .NET Framework é mesmo necessário para que determinadas aplicações funcionem. Infelizmente, uma atualização cumulativa aparentemente criou problemas no .NET Framework do sistema operativo e algumas aplicações estão agora a falhar. Isto acontece a quem instalou o KBB5012643 para a versão 21H2 do Windows 11.
Entretanto, alguns utilizadores viram também problemas no modo de segurança e na instalação, bem como o Ecrã Azul da Morte ao instalar esta atualização opcional específica. Como os posts do Feedback Hub destacam, existem relatos online que documentam vários problemas na mais recente atualização do Windows 11 como refere o site Windows Latest.
Felizmente, esta falha não afeta todas as apps baseadas no .NET Framework 3.5. De facto só algumas são afetadas. Seja como for não existe, para já, uma lista de aplicações afetadas. No entanto, se tem dificuldades em lançar apps no Windows 11, agora sabe porquê.
A Microsoft já deu uma solução temporária. Portanto, se estiver a encontrar falhas de aplicações no Windows 11, como um utilizador no Feedback Hub descreveu e mais tarde foi confirmado pela Microsoft, poderá valer a pena desinstalar o patch para ver se isso faz alguma diferença.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!