A nova SMS perigosa continua a dar que falar e os utilizadores estão a carregar na ligação e a infetar amigos e famÃlia. Ou seja está a criar-se um enorme efeito bola de neve que tem mesmo de começar a ser parado. E é possÃvel parar. Assim se está a receber mensagens de amigos a dizerem-lhe que está a enviar SMS com vÃrus sem saber, vamos dizer-lhe como pode acabar com isso.
Livre-se de vez desta SMS perigosa que infeta os seus amigos!
Na prática chega de um número normal, ou seja, que poderia pertencer a um primo, a um irmão, a um amigo ou a qualquer outra pessoa e diz-nos que temos uma mensagem de correio de voz. Na prática trata-se de uma forma de smishing. Ou seja, é um ataque de phishing mas que vem por SMS. Assim que a receber apague logo.
Se seguirmos o link que vem na mensagem somos levados para um site que se tenta apoderar dos nossos dados. Mas podem acontecer muitas outras coisas. Podem ainda subscrever-nos em serviços de valor acrescentado e acabarmos por ver a conta do nosso telemóvel aumentar substancialmente.
Para além disso passamos a enviar esta SMS para outras pessoas que infeta amigos e famÃlia.
Mas atenção antes que pense em culpar a pessoa que lhe enviou esta mensagem SMS com vÃrus, saiba que na maioria dos casos, não tem culpa nenhuma. Trata-se apenas de uma pessoa que já caiu neste esquema e acabou por partilhar esta mensagem.
Tudo isto que se está a passar com as SMS se deve a um vÃrus chamado Flubot.
Tem a particularidade de afetar apenas smartphones Android. Assim quem tem um iPhone pode estar descansado.
A primeira forma de proteção é garantir que o seu smartphone Android está configurado para não permitir a instalação de apps provenientes de programadores desconhecidos. De facto isto é um forma muito eficaz de fechar a porta a muitas ameaças. Aliás é por esse motivo que as ameaças mais recentes lhe dizem para desativar esta função.
No caso do Android 8 ou superior tem de ir a Definições, Apps, Acesso Especial, Instalar apps desconhecidas. Certifique-se que esta opção está desativada. A forma de lá chegar pode variar de acordo com a interface que estivermos a usar. No caso do Android 7 e versões anteriores temos de ir a Definições, Segurança e certificarmo-nos que a opção fontes desconhecidas está desativada.
Carregou no link que vem na SMS? Calma
Se carregou no link que vem na mensagem de texto mas não descarregou qualquer app a boa notÃcia é que não está em risco. O Flubot só é ativado assim que descarrega a app ligada ao link no pop-up. O link na SMS só o leva para a janela que tenta convencer a descarregar a aplicação perigosa. Seja como for as agências de segurança recomendam que altere as suas palavras-passe, mesmo que tenha carregado apenas na SMS e seguido o link sem instalar nada.
Se por algum motivo deu um clique na ligação e descarregou a aplicação maliciosa, pode fazer um restauro de fábrica completo ao seu smartphone ou restaurar tudo a partir de um backup não infectado.
Depois convém que faça algumas coisas para acabar com as SMS com vÃrus. Por exemplo, certifique-se de mudar as passwords de todas as contas que tinha ligadas no seu smartphone. Todas as redes sociais, apps que o requerem, tudo. Veja também os extratos do cartão de crédito para perceber se houve algum movimento suspeito.
No entanto ainda assim pode não conseguir livrar-se desta ameaça. No entanto há outra forma infalÃvel.Â
Apesar deste malware não ser fácil de remover, sobretudo porque tem acesso à s funções de acessibilidade, eis que há boas notÃcias. Um conhecido elemento do XDA desenvolveu uma app grátis que resolve este problema. Esta app está disponÃvel aqui.
Assim para poder funcionar ela é instalada temporariamente como o launcher por defeito. Isto para que possa ter acesso a determinadas funções. Depois remove o virus e volta a colocar-se como uma aplicação normal.
Entretanto também pode utilizar esta app para ver se a infeção está presente no seu smartphone. Leve muito a sério este alerta Android a envolver as notificações de voicemail.
Esta ameaça está a dar origem a muitos problemas!
De facto, algumas pessoas não compreendem que quem enviou a mensagem SMS com vÃrus não tem culpa. Ou seja, não fizeram nada propositado. Como tal, enviam mensagens de resposta ameaçadoras e que poderão dar origem a muitos problemas. Até porque quem as receber vai receber uma mensagem do nada e nem se vai aperceber que antes enviou alguma coisa.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!