Fórmula 1: Audi e Porsche vão entrar na prova já em 2026

Ah… O grupo Volkswagen e a Fórmula 1, uma parceria que parece ter tudo para resultar, mas que por alguma razão, parece nunca avançar. Pois bem, parece que as coisas mudaram!

O grupo VW já confirmou, a Audi e a Porsche vão fazer parte da grid, já a partir de 2026.

Fórmula 1: Audi e Porsche vão entrar na prova já em 2026

Carro baseado nas novas regras para a F1 em 2022

É inegável! A Fórmula 1 está a crescer a olhos vistos, algo, de forma muito curiosa, consequência do sucesso da série documental ‘Drive to Survive’, da Netflix.

Por isso, com mais olhos a olhar para carros a fazer “vroom vroom” nas mais variadas pistas à volta do globo, existe um maior desejo das fabricantes, de entrar no desporto, e tentar competir pelos maiores prémios. Dito isto… Existe marca maior que o grupo VW?

Mas como é que isto vai acontecer? Vamos ver novas equipas, ou a Porsche e Audi vão simplesmente fornecer motores a algumas das 10 equipas que já fazem parte da grelha de partida?

A VW sempre mostrou interesse na Fórmula 1, mas também sempre afirmou que teriam de existir algumas mudanças, para se abrirem as portas do investimento, dentro do grupo Alemão.

Dito isto, com uma mudança muito significativa nas regras, a partir de 2026, o interesse aumentou, e finalmente existiu um acordo entre as duas partes.

Afinal de contas, a partir de 2026, a Fórmula 1 vai duplicar a sua aposta na sustentabilidade. Por isso, os motores vão também mudar um pouco. Sim, vão continuar a ser baseadas numa tecnologia V6 Turbo, no entanto, o MGU-H (um componente essencial para a recuperação e armazenamento de energia para a bateria, mas extremamente complexo, e caro) desaparece, para uma simplificação de toda a motorização, o que por sua vez, também abre espaço para o desenvolvimento de novas tecnologias, que eventualmente, podem (ou não) fazer parte do mercado automóvel tradicional.

Além de tudo isto, em 2026, é esperado que o combustível seja 100% neutro em CO2.

Novas equipas, ou aquisição de ‘velhos’ nomes?

Dito isto, o Grupo VW está a equacionar ter uma equipa própria, debaixo da bandeira da Audi.

Entretanto, a Porsche deverá entrar no desporto debaixo do manto de uma parceria, muito provavelmente com a RedBull, que nos últimos anos, avançou para o desenvolvimento e construção de motores próprios.

PS: (A equipa própria não deverá ser uma equipa completamente nova. Mas sim a compra de uma equipa já existente, como é o caso da McLaren, Williams ou Sauber).

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também