Depois de uma pandemia em que as plataformas de streaming cresceram e muito, com especial destaque para a Netflix, eis que esta gigante perdeu clientes pela primeira vez numa década. Entretanto isto não se deve apenas a uma razão. É que ao contrário do que muitos referem não é o “fim” dos confinamentos que está a fazer a Netflix perder clientes e nem é só a partilha de contas, embora justifiquem em parte.
As verdadeiras razões para a Netflix estar a perder clientes!
O relatório de resultados da Netflix para o 1º trimestre de 2022 mostra que a empresa perdeu 200.000 subscritores. Isto torna-se ainda pior porque as estimativas iniciais indicavam que esta empresa ia ganhar 2,5 milhões de subscritores. No entanto os números desceram. Entretanto as coisas podem piorar. É que esta empresa pode perder mais 2 milhões de subscritores no segundo trimestre de 2022.
Aumento de preços
No início de 2022, a Netflix decidiu aumentar o seu preço de subscrição em alguns países. Face aos novos custos, os subscritores cancelaram as suas contas. Por exemplo, nos Estados Unidos, a Netflix reclama que 600.000 subscritores na América do Norte cancelaram contas na sequência da subida de preços a partir de janeiro de 2022.
A guerra na Ucrânia também ajudou a Netflix a perder clientes
Após o início da guerra na Ucrânia, a Netflix juntou-se a centenas de empresas em todo o mundo e decidiu acabar com a sua atividade na Rússia. Depois de desligar as suas operações russas, a empresa admitiu ter perdido cerca de 700.000 subscritores.
Partilha de contas
Um dos problemas mais significativos com que a Netflix tem lutado ao longo dos anos tem sido a partilha de contas. Dito isto, os clientes têm ignorado que os Termos de Serviço proíbem especificamente a partilha da sua palavra-passe.
A Netflix estima que cerca de 100 milhões de famílias em todo o mundo estão a usar o serviço sem pagar por isso.
Tendo em conta que a Netflix tem 222 milhões de subscritores em todo o mundo, adicionar mais 100 milhões seria um feito enorme.
Conteúdos têm migrado para outras plataformas
Nos últimos anos a Netflix tem perdido muito conteúdo para outras plataformas. Aliás falou-se muito recentemente da passagem de alguns filmes e séries para a Disney+. Quem diz a Disney, diz também outras plataformas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!