Como deve saber, apesar de já não se falar muito do assunto comparativamente à segunda metade do ano passado, a crise de chips continua, e tem um profundo impacto em vários mercados, como é o de computadores, TVs, smartphones, e claro, o mundo automóvel.
No entanto, quando a crise começou a fazer das suas, as gigantes da indústria fizeram logo o óbvio… Grandes investimentos para melhorar a produção, e claro, se protegerem de uma repetição de situações similares.
Dito isto, enquanto com a crise, tivemos uma escalada nos preços dos chips, especialmente no lado da TSMC, que produz algum do silício mais poderoso e mais eficiente do planeta. É esperado que esta tendência se inverta já em 2023, graças a um aumento massivo da oferta, que pelos vistos, vai fazer com que existam chips a mais no mercado.
Vamos ter chips a mais em 2023! Queda nos preços?
Portanto, segundo a IDC, a indústria vai chegar a um ponto de equilíbrio já em 2022! Mais ou menos no início do Verão, com um potencial sério de excesso de capacidade de produção já no próximo ano.
É que o mundo da produção de semicondutores tem muito que se lhe diga, especialmente quando se investe para aumentar os níveis de produção de chips, no imediato, e tudo está otimizado para ir atrás da maior lucratividade possível. Como deve imaginar, não é assim tão fácil como isso, parar as linhas, ou simplesmente diminuir um pouco a percentagem de chips feitos. É exatamente por isso, que no mundo dos chips de memória NAND Flash e DRAM, em 2019, tivemos várias quedas de preço, devido ao excesso de stock em armazém, por sua vez derivado deste mesmo fenómeno de excesso de capacidade de produção (Overcapacity).
Em suma, são boas notícias para as empresas como a AMD, ou a NVIDIA, que não tem produção própria. Sendo também uma excelente notícia para nós, os consumidores, que aos poucos, devemos começar a ver um aligeirar da crise, e uma normalização de preços, em vários mercados. (Isto se a velha ganância não começar a mostrar a sua face, claro… É que cometemos um erro crítico em 2020 e 2021… Os consumidores pagaram o preço que as fabricantes quiseram, especialmente no mundo das placas gráficas.).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vamos ter uma melhoria significativa na parte da produção, e uma normalização de preços? Ou é tudo fogo de vista? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!