Muito se tem falado da crise de chips nos últimos tempos, mais concretamente na segunda metade de 2021, e inÃcio de 2022. Mas no caso da Samsung, o problema não está, nem nunca esteve, relacionado com a pandemia de COVID-19 que tanto mudou a nossa vida nos últimos tempos.
Muito resumidamente, a Samsung tem problemas sérios em várias das suas linhas de produção, que entretanto, segundo tudo o que tem vindo a público, provocaram a debandada de várias parceiras de luxo como a Qualcomm e NVIDIA. Empresas, que claro está, optaram por fugir para os braços da TSMC, em busca de mais chips, e de maior eficiência energética. Como se isto não fosse suficiente, pelos vistos, depois de várias rondas negociais, todas estas dificuldades também afastaram a AMD das linhas de produção da Samsung.
Aqui, neste último ponto, temos de salientar que a AMD precisa de muita força de produção, a um bom preço, algo que a Samsung prometeu… Mas, por várias razões, acabou por não conseguir convencer os responsáveis da AMD, que optaram por pagar o preço que a TSMC pede.
Pois bem, depois das dificuldades, parece que o futuro da produção de chips está agora mais risonho para a Samsung. Caso não saiba, isto é excelente para nós! Ao fim ao cabo, mais alternativas no mundo da produção de chips, significa mais concorrência, e preços mais baixos.
Samsung e a crise nos chips: Futuro parece mais risonho!
Portanto, apesar dos muitos rumores, leaks, e adiamentos, a Samsung assegurou aos seus investidores que tudo continua dentro do planeado. Ao fim ao cabo, o processo de 5nm já chegou à maturidade, o que por sua vez significa que a taxa de defeito está agora dentro do previsto.
Contudo, a Samsung admitiu que o processo de 4nm teve alguns problemas, que estão agora em fase de resolução, com a taxa de defeito também em queda sustentada.
Infelizmente, quanto aos rumores acerca do processo de 3nm, a Samsung não entrou em grandes detalhes. (Alguns leaks e rumores apontam para problemas sérios, e um possÃvel adiamento do lançamento dos primeiros produtos baseados nestas linhas).
Quanto ao total da produção, a Samsung afirma que as notÃcias acerca da debandada de parceiras não é bem real! Afinal, tem toda a sua capacidade de produção contratada para os próximos tempos. Para fortalecer esta ideia, nesta mesma reunião de investidores, foi afirmado que algumas empresas (como a Qualcomm), tiveram de ir para o lado da TSMC, devido à falta de vagas nas linhas de produção.
Para finalizar, além de tudo isto, a Samsung aponta para um aumento de 50% na lucratividade de toda a operação, relativamente ao ano passado.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!