Como deve saber, o crescimento da Dacia no mundo automóvel deve-se maioritariamente a algo que já deve ter na ponta da sua língua… O Preço! Afinal, esta sub-empresa partilha várias peças mais antigas com a Renault, e no final, consegue ficar quase sempre bem abaixo dos preços da concorrência.
Dito isto, nesta altura do campeonato, em que mesmo que o petróleo desça, à segunda-feira, os combustíveis aumentam, os compradores estão obviamente a olhar com outros olhos para o mundo elétrico, onde claro, temos uma alternativa extremamente amiga da carteira, na forma do Dacia Sping, um pequeno SUV Elétrico, que também tentar ser muito pequeno, e muito leve, quando chega a altura de o pagar.
O que podemos dizer do carro 100% elétrico mais barato do mercado?
Em poucas palavras, tem aqui uma oferta bem abaixo do custo ‘tradicional’ de um automóvel elétrico, sendo ainda assim capaz de ser divertido, e muito prático em cidade.
Tudo isto com apenas 44 cv de potência, que parecem pouco, mas na verdade são mais do que suficientes para a condução citadina. Afinal de contas, estamos a falar de um carro peso pluma, com apenas 921kg.
Mas vamos por partes.
Design – Dacia Spring Eletric
Ora bem, ao contrário do que aconteceu muitas das vezes, a Dacia decidiu criar o Spring de raiz. Isto porque o objetivo sempre foi apostar forte e feio na China, com uma produção em massa, sempre com um grande foco no preço baixo.
O resultado destas decisões, é que temos aqui uma espécie de Dacia Sandero Stepway em ponto pequeno.
Ao vivo, vai notar que o modelo é talvez mais pequeno do que dá a entender nas fotografias. As dimensões são bem pequenas, mas ainda assim, mantem a frente e laterais com um design alegre, isto enquanto a traseira impressiona menos.
Entretanto, onde a empresa não decepcionou foi nos pequenos detalhes exteriores! Assim, à frente temos uns faróis “normais” acompanhados por uma linha LED em cada lado. Além disto, vem com umas jantes especiais de liga leve certo? Errado! As jantes são de ferro com tampa, mas este pormenor talvez só o vai descobrir porque eu lhe contei. Afinal de contas, a Dacia conseguiu disfarçar muito bem este pormenor.
No interior
Bem… A sensação é que estou no SUV elétrico mais pequeno e barato do mercado. Mas na verdade, isto não é necessariamente mau!
Temos um bom acabamento nos bancos e volante. No entanto, claro está, o resto da construção acaba por ser baseada em plástico, com o complemente de que as portas têm um som ao abrir e fechar bastante oco e “barato”.
Com a mesma aproximação budget, temos o áudio que é realizado apenas por dois altifalantes. É decente… e cumpre a missão principal. Mas deixa a desejar no grande esquema das coisas.
Verdade seja dita, sempre soubemos que este é um carro que corta nos custos e na qualidade de construção. Por isso, se quer um carro barato na hora da compra, capaz de continuar amigo da carteira no dia-a-dia, ter um sistema de som um pouco aquém, deve ser o menor dos seus problemas. Ainda assim, apesar de tudo isto, temos um painel digital colorido, acompanhado por um sistema de entretenimento digital de 7 polegadas, reconhecido pelos entusiastas da Renault.
Para finalizar, no meio de todos os cortes, o que senti realmente falta foi mesmo a regulação do volante, e também o ajuste de altura do banco do condutor. Ainda assim, graças a uma regulação geral, a condução continua a ser um ato confortável.
Então e o espaço?
Pois bem, apesar do seu tamanho de SUV bebé, foi fácil acomodar 4 adultos dentro deste Dacia Spring. Sim… não é o carro mais espaçoso do segmento, especialmente nos bancos traseiros, mas é suficiente para viagens curtas, especialmente em cidade.
Já onde impressionou bastante, foi na sua bagageira que tem capacidade de 300 litros. Um feito que colocou todos os curiosos “de boca aberta”.
Performance e Condução
Quando falamos na oferta mais em conta do mercado, a verdade é que o foco não é de todo a performance. Ao fim ao cabo, existem muito mais detalhes importantes a garantir e a performance pura e dura não está incluída.
Mas… Vamos aos números!
No papel, o Dacia Spring “apenas” com 44 cv de potência acompanhados por 125 nm de torque. Este torque instantâneo do motor elétrico é sentido, afinal estamos num elétrico e temos um peso pluma de 920kg. Para ter noção, em comparação, o Renault Zoe ronda os 1500kg.
O resultado disto, segundo a marca, é de uma aceleração dos 0-100 km/h em 19 segundos, o que foi confirmado nos dias de teste, ao conseguir esta marca entre os 18.9 e 19.2 segundos. Mas este número é vago numa oferta destas. Talvez seja mais importante referenciar que o Dacia Spring é capaz de ir dos 0-50km/h em cerca de 4 segundos e de 0-80 km/h a rondar os 10 segundos. Ou seja, isto é mais que suficiente para a condução citadina (ou relaxada) diária.
Aliás, mesmo com 4 pessoas a grande diferença foi em ter de utilizar o modo de condução normal em vez do ECO, que por sua vez reduz a potência para 30cv.
Condução e autonomia
Em poucas palavras, o Dacia Spring não foi feito para andar sempre a velocidades de autoestrada. No entanto, desenrasca-se muito bem, e conta com um bom isolamento e suspensão mole focada no conforto.
Dito isto, é na condução urbana que o modelo brilha. Com uma resposta suave da suspensão e consumos muito eficientes na parte da motorização.
Posso dizer que com o passar dos dias, praticamente me esqueci que o motor tem “apenas” 44 cv, e de forma bem curiosa, a simplicidade de condução conseguiu entranhar na condução diária. Ao fim ao cabo, temos aqui um carro elétrico leve, pequeno, com boa altura ao solo e até sistema de ajuda ao arranque em subida.
Na realidade, dei por mim a gostar muito mais do Dacia Spring do que alguma vez esperava. Apesar do seu tamanho, nesta versão mais cara a rondar os 19.300€, temos bancos em pele sintética, câmera traseira, sensores traseiros e até travagem de emergência incluída.
Já em termos de consumos, segundo a empresa, a média ronda os 11 kWh a cada 100 km e foi bem perto desta média que a autonomia rondava. Ou seja, com o seu pack de baterias de 26.8 kWh, consegui rondar sempre os 210-240km por carregamento em cidade e misto. Contudo, atenção, tudo vai ter em conta quantas pessoas leva consigo, a sua condução, e a forma como aproveita a regeneração nas travagens.
Ainda assim, carregar este Dacia Spring pode ser feito em carregadores rápidos com um carregamento até 30kW de potência. Em números, leva cerca de 1 hora 0-100% ou cerca de 30 minutos de 0-80%. Contudo, quando falamos no seu carregador AC como extra, os números podem chegar até 14 horas de 0-100%.
Conclusão
Em suma, o Dacia Spring é sem dúvida nenhuma o SUV mais barato e pequeno do mercado. Algo muito longe de ser uma afirmação negativa! Afinal, é um dos modelos mais eficientes do mercado, devido à combinação do seu peso e da sua potência.
Além disto tudo, o espaço interior é suficiente e a bagageira de 300L consegue fazer inveja a muitos carros, alguns até com dimensões maiores.
Assim, para terminar, se procura uma oferta eficiente para o uso diário em cidade com o gasto mínimo possível tem aqui a solução. Afinal de contas, já tive bastantes interessados neste preciso modelo que começa nos 17.700€ até 19.300€ nesta variante mais apetrechada em extras.
Se ficou interessado nesta oferta, conheça muito mais pormenores no site oficial da Dacia, clique aqui.
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