Como deve saber, a AMD está neste momento a preparar o lançamento da sua nova geração de processadores, os Ryzen 7000, que por sua vez, vêm acompanhados por uma nova geração de motherboards, o que claro está, significa que vamos dizer adeus às velhas boards AM4, e à retrocompatibilidade entre produtos AMD.
Pois bem, isto também significa uma completa revolução dos padrões adotados, sendo exatamente por isso, que os novos Ryzen 7000 vão trazer suporte apenas a memória DDR5. Em suma… Pode dizer adeus aos seus módulos DDR4.
AMD Ryzen 7000: Apenas memória DDR5, a começar nos 5200MHz
Portanto, segundo um novo ‘leak’ de informação, que vem confirmar a não adoção do velho padrão de memória RAM DDR4. A AMD vai apostar no suporte a memória DDR5-5200 de forma nativa. (Também vamos ter suporte a módulos mais rápidos, dependentes dos seus perfis EXPO).
Mais concretamente, os processadores Ryzen 7000 (Zen 4) vão suportar memória RAM DDR5 Dual-Channel (4-sub-channel), um pouco à imagem daquilo que a Intel já faz com os seus Core 12000. A grande diferença é que apenas vamos encontrar motherboards DDR5 no mercado, com a AMD a esquecer que a velha memória DDR4 ainda existe.
Porquê o abandono à memória DDR4, quando a Intel ainda a suporta?
Ao que tudo indica, a AMD focou-se muito na performance da memória RAM com a sua nova geração de processadores. Sendo exatamente por isto, que no fim do ano, vamos dar as boas vindas à AMD EXPO, ou seja, um rival à altura do Intel XMP 3.0.
Ou seja, ao contrário do passado recente, em que a AMD utilizava o A-XMP. (Muito resumidamente, uma funcionalidade que basicamente traduzia os perfis XMP SPD Intel para a plataforma da AMD). Vamos ter algo feito à medida do ecossistema Ryzen! E pelos vistos, capaz de oferecer um nível de performance nunca antes visto no mundo da memória RAM. (link)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a AMD tem alguma arma secreta debaixo da manga? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!