Pensava que a crise de chips já tinha passado? Não, infelizmente ainda não! Ainda temos várias indústrias a passar por dificuldades, como é o exemplo do mundo automóvel. Aliás, até onde não parece existir falta de chips, como na indústria dos smartphones, os preços continuam extremamente altos relativamente aos valores praticados em 2019 ou até mesmo em 2020.
É exatamente devido a estas situações, que várias regiões desenvolvidas estão a investir forte e feio na produção doméstica de chips. Como é o caso da União Europeia, e claro, dos Estados Unidos.
No entanto, de acordo com o fundador da TSMC (Morris Chang), isto é um exercício em futilidade, que muito provavelmente não irá trazer a soluções que muitos gostariam de ver no mercado de produção. Sabe porquê? Vamos por partes!
Não há futuro na produção de chips na Europa e Estados Unidos?
Portanto, segundo o próprio fundador da TSMC, os esforços dos Estados Unidos, e de certa forma, da União Europeia, para começarem a produzir em massa, chips de alta qualidade, não estão a ser impressionantes. Sabe porquê? Ao que tudo indica, a dificuldade em encontrar talento é mais do que muita, e pelos vistos, na Europa e Estados Unidos, encontrar staff com a vontade de fazer 3 turnos, para conseguir manter a produção 24 horas por dia, também não é nada fácil.
Além disto, nestas regiões do globo, é muito difícil competir em termos de custos, sendo quase 50% mais caro, produzir nos Estados Unidos, relativamente a fazer exatamente o mesmo em Taiwan.
Muito resumidamente, apesar do facto de a TSMC estar a construir uma fábrica no Arizona, e de estar a negociar uma localização na Europa, a verdade é que Morris Chang não acredita num futuro em que os Estados Unidos consigam ser autossuficientes na produção de chips.
Mesmo com subsidiação do estado Norte Americano, o custo por chip vai ser muito mais alto. Ou seja, vai sempre fazer mais sentido produzir fora. Curiosamente, a única forma desta aposta fazer sentido, é se por ventura existir uma guerra China vs Taiwan num futuro próximo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com este ponto de vista de Morris Chang? Atenção, que Chang já não faz parte dos quadros da TSMC, nem tem qualquer poder de decisão. Isto é apenas a sua opinião pessoal. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!