Doogee S98: Smartphone que quando cai, parte o chão (Análise)

Análise Doogee S98: Tem mãos de manteiga? Já trocou de película 24x nos últimos 6 meses, porque o seu telemóvel passa mais tempo no chão, do que nas suas mãos. Bem… Se não pode trocar de mãos, pode sempre optar por um smartphone mais resistente à sua falta de jeito, e ao sempre duro chão!

Abram alas ao, um smartphone rugoso, super resistente, com um design bastante interessante, e adivinhe só, com um segundo ecrã na traseira, bem no meio do módulo de câmeras.

Vamos perceber o que vale?

Doogee S98: Um smartphone que quando cai, parte o chão

Portanto, a gama ‘S’ da Doogee, ao contrário da gama ‘S’ da Samsung (por exemplo), serve para identificar os aparelhos mais focados na qualidade preço da fabricante. No entanto, apesar desse facto, o S98 impressiona forte e feio nas suas capacidades e especificações técnicas.

Ao fim ao cabo, temos um ecrã LCD FHD+ de 6.3”, um SoC MediaTek Helio G96 Octa-Core, 8GB de memória RAM, 265GB de armazenamento interno, uma câmera traseira principal de 64MP, uma bateria gigante, e claro, um design pensado para durar com certificação IP68 e IP69K.

Além de tudo isto, temos acesso ao mais recente Sistema Operativo Android 12, e ainda a um segundo ecrã, na traseira do aparelho.

Especificações técnicas:

  • Processador: MediaTek Helio G96
  • Memória: 8GB RAM + 256GB Armazenamento
  • Ecrã Principal: 6.3” LCD FHD+ 480nits
  • Ecrã Secundário: 1.1”
  • Bateria: 6000mAh (33W carregamento rápido)
  • Câmeras Traseiras: 64MP + 20MP (Night Vision) + 8MP
  • Câmera Frontal: 16MP

Design, Qualidade de Construção e Ecrã

Como disse no título da análise, o S98 mais rapidamente irá partir o chão, do que rachar o ecrã numa queda. Afinal de contas, além da construção em alumínio, temos almofadas de borracha um pouco por todo o lado, de forma a evitar o pior.

Contudo, com toda esta proteção, o aparelho chega às nossas mãos com as dimensões de 172mm * 82mm * 15.5mm. Sim, leu bem, uma grossura de 15.5mm, a Doogee não está mesmo a brincar.

A qualidade de construção está toda aqui, mas claro, com este tamanho e peso (320g), vai obviamente notar a diferença entre um smartphone tradicional, e esta nova oferta da fabricante focada na resistência. (É bom que tenha mãos grandes!)

Quanto ao ecrã, infelizmente, não temos um ecrã OLED, nem suporte a grandes taxas de atualização de frames.

Talvez mais grave que isto, não temos acesso a conteúdo HD nos vários serviços de streaming existentes, devido à segurança Widevine, que aqui chega apenas ao nível 3. Se quer ver Netflix, vai ter de se contentar com a resolução 480p.

Ainda assim, o painel LCD FHD+ de 6.3” cumpre bem a sua função, com uma qualidade e profundidade de cores muito satisfatória.

Entretanto, na traseira, temos discutivelmente a parte mais interessante de todo o smartphone. Ao fim ao cabo, a Doogee decidiu implementar aquilo que é basicamente um mini smartwatch na traseira deste S98. Sim, temos um ecrã de 1.1” bem no meio do módulo de câmeras. Um ecrã capaz de passar algumas informações, como as horas, nível da bateria, presença de notificações, ao mesmo tempo que também é capaz de controlar o conteúdo multimédia em reprodução. (São esperadas novas funcionalidades com atualizações!)

No restante design do aparelho, temos uma porta USB-C coberta por uma portinha de borracha, um botão extra no lado esquerdo personalizável, para lançar as apps que bem entender, etc… Em suma, é um aparelho extremamente robusto, e por isso, tem um design um pouco mais fora do normal. Mas já vamos falar mais um pouco sobre tudo isto, mais em baixo.

Resistência? Robustez? À prova de tudo?

É mais ou menos isso! O Doogee S98 está coberto por borracha sintética para quedas, é baseado num corpo de alumínio para aguentar tudo o que possa passar por essa mesma borracha, e além de tudo isto, conta com certificação IP68 e IP69K.

Ou seja, é resistente a choque, a arranhões, a quedas, e água até 1.5 metros. Como se isto não fosse suficiente, é ainda resistente a altas pressões de ar e de água, e ainda altas temperaturas (80ºC).

Como é óbvio, no meio de tanta resistência, temos também certificação militar MIL-STD-810G.

Câmeras

Poderia pensar que no meio de tanto foco na resistência, algumas categorias seriam descuradas. Mas não, até na performance fotográfica temos uma prestação muito interessante por parte deste gama média ‘rijo’.

O que muito se deve à câmera principal de 64MP OV64B4, que conta com o apoio de um sensor Night Vision de 20MP Sony IMX350-AAMH5-C, e ainda de um sensor wide-angle de 8MP de produção Samsung.

Ora veja estes exemplos:

Visão noturna:

Performance

Como é óbvio, não temos acesso a um SoC topo de gama, por isso, não podemos esperar uma performance de topo. Ainda assim, temos um desempenho próprio de um aparelho de gama média, graças à inclusão do SOC Helio G96 4G da MediaTek. Isto significa 303234 pontos no benchmark AnTuTu, um número muito próximo daquilo que o SoC Dimensity 800 5G é capaz de oferecer.

O único ponto negativo está mesmo no GPU, o que poderá criar alguns problemas se quiser jogar. Especialmente em títulos mais intensos como CoD Mobile e PUBG.

Bateria e Autonomia

Temos uma célula de 6000mAh, que por sua vez é perfeitamente capaz de oferecer 1 dia e meio de utilização pesada sem grandes problemas. Entretanto, não temos acesso às tecnologias de carregamento super rápidas que estão cada vez mais populares, ainda assim, com suporte a carregamento rápido de 33W, está a olhar para uma carga completa em menos de 2 horas.

Curiosamente, o S98 compensa os 33W com suporte a carregamento sem fios de 15W. Algo muito raro nesta gama de preços.

Conclusão

Muito resumidamente, o Doogee S98 é um aparelho de gama média, com alguns extras de topo, num corpo super resistente.

Para mim, os únicos defeitos estão no facto de não termos acesso aos tão desejados 90Hz ou 120Hz, e claro, falta de suporte DRM para ver Netflix, HBO Max ou Disney+, com toda a qualidade que o ecrã merece.

Dito isto, se não dá muito valor ao streaming de conteúdo multimédia no smartphone… O Doogee S98 é inegavelmente um dos melhores smartphones rugosos do mercado.

Onde comprar?

O já está disponível na própria da marca, bem como no Aliexpress.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também