Neste momento, a TSMC domina o mundo da produção de semicondutores com um autêntico punho de ferro, o que muito se deve à incompetência da gigante Sul Coreana Samsung, mas também da Norte Americana Intel. Contudo, isto é mau para todos…
É mau para as fabricantes, como a AMD, NVIDIA e Qualcomm, que não conseguem ter acesso à quota de produção desejada, e claro, talvez mais importante que isso, obriga a um pagamento antecipado, quase a peso de ouro, para reservar a capacidade que a TSMC consegue dispensar.
Em suma, este domÃnio da TSMC é mau, porque limite a competitividade entre marcas, e também acaba por encarecer o produto final. Ao fim ao cabo, estes aumentos de preço no lado da produção, são quase sempre passados para os consumidores.
No entanto, enquanto a Samsung parece presa a um mundo de dificuldades, a Intel já promete mudanças muito significativas na forma de fazer as coisas.
Aliás, a Intel anda a prometer abrir as suas linhas de produção para empresas de fora, ao mesmo tempo que oferece um processo de produção equiparável ao que a TSMC tem, e vai ter, para oferecer.
Intel capaz de ultrapassar a TSMC num futuro próximo?
Portanto, muito graças ao impacto da pandemia, que fez disparar a procura, numa altura em que a produção caiu. Temos agora um amontoado de novos investimento em novas, e mais evoluÃdas linhas de produção. Nomeadamente do lado da Intel, que quer mudar a forma como tem feito tudo até aqui, ao abrir as suas próprias linhas à s encomendas de empresas de fora.
A realidade é simples… A gigante Norte-Americana percebeu que há muito dinheiro a ser feito neste mundo, e que claro, deixar a TSMC no poleiro não é grande ideia, para ninguém. (Ao fim ao cabo, depois de vários anos presa aos 14nm e 10nm, a Intel é agora uma das parceiras da TSMC. Por isso, sabe melhor que ninguém o dinheiro que tudo isto dá.)
Sendo exatamente por isso que os investimento têm sido mais que muitos por parte da gigante azul dos semicondutores! Aliás, nesta altura do campeonato, há quem afirme que a Intel vai ter a capacidade de ultrapassar a TSMC, já nos próximos anos.
Ao fim ao cabo, caso não saiba, a Intel está a pensar lançar 5 processos diferentes, nos próximos 4 anos.
Assim, além do facto dos 5nm da Intel serem muito similares em termos de performance aos 3nm da TSMC. A gigante azul está neste momento a planear lançar o seu processo 20A (2nm) já em 2024, com o processo 18A (1.8nm) a ser uma realidade (em massa) logo em 2025. Comparativamente, a TSMC está a apontar lançar o seu próprio processo de 2nm apenas em 2025.
Ou seja, em 2024~2025, a Intel pode mesmo já ter ultrapassado a maior potência no mundo da produção!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!