Enquanto a Apple tem o AirDrop para a partilha de ficheiros, o Android tem o Nearby Share. De facto é uma forma simples de partilhar ficheiros entre dispositivos Android. Apesar de útil, a verdade é que não há muitas pessoas a recorrerem a ele. No entanto as coisas em breve poderão mudar. Isto porque o Google Nearby Share vai ter direito à função que fazia mais falta!
Google: Nearby Share recebe a função que fazia mais falta!
De acordo com o especialista em tecnologia Mishaal Rahman, o Nearby Share poderá em breve permitir que os dispositivos ligados na mesma conta Google partilhem ficheiros entre si sem a necessidade de se aprovar manualmente a operação. Por outras palavras, poderá enviar as suas fotos e vídeos entre smartphones Android na mesma conta, tablets e Chromebooks com facilidade, sem termos de estar a confirmar a transação de ficheiros.
Claro que o objetivo da aprovação de uma transação de ficheiros é o utilizador proteger-se de um possível ataque malicioso. No entanto, mesmo ao transferir dados a partir dos seus próprios dispositivos, também tem de confirmar a transação. Algo desnecessário e aborrecido.
Entretanto o ecrã de visibilidade do dispositivo também está, aparentemente, a ser reformulado para se adaptar a esta mudança. Agora, pode optar por ter o seu smartphone Android visível para Todos, Contactos ou apenas para os nossos dispositivos – sendo este último uma nova adição. Também é possível forçar um modo invisível tocando um novo botão que desliga o Nearby Share.
De acordo com Mishaal Rahman esta função ainda não foi lançada. No entanto, está na versão mais recente do Google Play Services. Isto pode significar que a Google poderá anunciar em breve a mais recente melhoria para o Nearby Share, provavelmente na próxima conferência de programadores o Google I/O. Lembro que tem data de início marcada para 11 de maio.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!